Depois da controvérsia gerada pelo quadro do Rei Charles III na última semana, uma nova pintura em homenagem à família real está causando alvoroço nas redes sociais. Um novo retrato de Kate Middleton, a Princesa de Gales, gerou polêmica online, com alguns fãs da realeza criticando a obra pela forma como retrata a futura rainha britânica.
Para quem não conhece, a Tatler é uma publicação britânica focada na cobertura da alta sociedade e é muito famosa internacionalmente. Inclusive, a revista frequentemente faz capas com pinturas para marcar celebrações especiais, como o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II em julho de 2022 e a Coroação do Rei Charles III em julho de 2023.
A imagem retrata Kate durante sua aparição no primeiro banquete oficial do reinado do rei Charles III, e o artista britânico-zambiana Hannah Uzor, disse que estudou fotografias da princesa no processo de criação da obra.
No entanto, a pintura tem dividido a opinião dos internautas nas redes sociais. Muitos seguidores apontaram que a obra não se parece com Kate nos comentários: “Este retrato é horrível”, disse um admirador nos comentários. “Essas pinturas estão ficando cada vez mais estranhas”, disparou mais uma. “Isso é uma piada?”, questionou outro.
Nas redes sociais da revista, a artista não se manifestou sobre as críticas, mas detalhou o processo por trás da pintura, que foi feita sem contato com a princesa: “Quando você não pode conhecer pessoalmente, você tem que olhar para tudo que puder encontrar e juntar as peças dos sutis momentos revelados em diferentes aspectos e fotografias”, disse.
Vale lembrar que a pintura oficial do Rei Charles III, e assinada pelo artista Jonathan Ye, também gerou controvérsias nas redes sociais. O retrato marca o primeiro oficial do monarca desde sua coroação há quase um ano. O perfil oficial da Família Real no Instagram compartilhou a obra, que recebeu críticas entre os internautas.