Comércio projeta crescimento de compras em lojas físicas no Dia dos Namorados

Os shoppings centers surgem como o local preferido para as compras. Foto: Reprodução
Compartilhe

O famoso Valentine’s Day (Dia de São Valentim) ou Dia dos Namorados foi criado em 1948 pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr, instituído como estratégia de marketing para aumentar as vendas no meio do ano, que apresentavam um baixo volume de negócios. Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no País — atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Com o Dia dos Namorados (12 de junho) se aproximando, o comércio amazonense se aquece para uma temporada de lucros promissores, impulsionados pelo desejo de presentear e compartilhar momentos especiais. Conforme os dados obtidos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 83% dos entrevistados declararam preferência pelo comércio presencial, e apenas 13% no comércio online.

Os locais favoritos para realizar as compras presencialmente são os Shoppings da cidade (70%), centro da cidade (16%), lojas de bairro (12%) e Hipermercados (2%). O comércio físico deve se preparar para o aumento da demanda, investir em produtos, e mostrar que está atento às tendências, usar estratégias de comunicação visual atrativas com impressos faz toda a diferença para converter o público em cliente.

Dentre as opções de compras mais indicadas são vestuários, cosméticos, artigos de luxo como jóias e relógios, refeições especiais. Foi demonstrado, também, que sete em cada dez dos consumidores, além de presentear, pretendem ainda comprar algum produto ou serviço para se preparar para o Dia dos Namorados, segundo o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito SPC Brasil.

Entre as formas de pagamento que os consumidores pretendem utilizar para presentear, destaca-se o pagamento à vista (Cartão de Débito, dinheiro, PIX) como a principal modalidade (50%), logo em seguida a escolha pelo cartão de crédito (44%), e o Crediário e Carnê da própria loja (6%). O aumento das compras à vista se justifica pela restrição de crédito ao consumidor e altas taxas de juros.

Em 2023, o pagamento à vista aparecia com apenas 16%, isso demostra uma a evolução de 200% deste meio de pagamento em relação ao ano passado. Para os consumidores, a principal vantagem das compras à vista é a possibilidade de obter descontos significativos, sem necessidade de parcelar; para os lojistas, as vendas à vista representam uma entrada imediata de capital, melhorando o fluxo de caixa e reduzindo a dependência de crédito. Isso permite que os comerciantes invistam em estoque, melhorias na loja e campanhas de marketing, potencializando ainda mais as vendas.

Além disso, as compras à vista evitam o acúmulo de dívidas e juros, contribuindo para uma gestão financeira mais saudável. Já que o momento é de fazer reservas e não se endividar, pois o pagamento parcelado de presentes pode prejudicar o pagamento de contas básicas no futuro.

O Dia dos Namorados é um investimento para todos os setores, e isso é visto quando se pesquisa os presentes que são tendências para o ano de 2024. Com a expectativa de crescimento de compras físicas, o foco é oferecer produtos e experiências únicas aos consumidores, o Dia dos Namorados promete ser não apenas uma data de celebração do amor, mas também uma oportunidade para impulsionar os negócios e fortalecer os laços com os clientes.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais