Anunciado na manhã desta quarta-feira, 12/6, o início dos trabalhos da construção de uma rampa de 160 metros, na orla do complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste.
Em coletiva de imprensa, o prefeito David Almeida afirmou que essa é uma política afirmativa de inclusão. “Trata-se de uma ação fantástica de inclusão. Além da rampa, o Fundo Manaus Solidária adquire cadeiras anfíbias, para fornecer às pessoas que vierem se banhar, adentrar o rio”, destaca.
Também serão construidos, um estacionamento exclusivo para que as pessoas que têm carro possam acessar a rampa com mais facilidade e ao lado do Corpo de Bombeiros, banheiros adaptados.
A rampa terá 160 metros de comprimento por 2,70 metros de largura, ligando o final do calçadão até o rio. E vai contar com faixa tátil, para que os deficientes visuais também possam ter acesso.
A obra acontecerá em duas etapas: durante a cheia e, posteriormente, na seca, quando receberá uma extensão até a área permitida para banho. A estrutura será em concreto armado e instalada a 15 centímetros acima da areia da praia.
Esses acessos, tanto escadarias quanto rampas, são feitos nas praias urbanas de várias capitais do país, para garantir a segurança e mobilidade aos frequentadores. As rampas vêm sendo instaladas para que todas as pessoas possam desfrutar das praias.
Cadeiras flutuantes
Assim que a obra for entregue, dez cadeiras flutuantes estarão disponíveis na orla para uso de pessoas com deficiência.
As Pessoas com Deficiência (PcDs) devem utilizar a própria cadeira, para adentrar na cadeira flutuante, caso queiram ter acesso até o rio. As cadeiras ficarão disponíveis para todo e qualquer cadeirante que queira ter o acesso até o rio.