A diretoria do Boi Garantido apresentou, no início da noite desta sexta-feira (14/6), os artistas que vão representar Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá, personagens do auto do boi, o enredo histórico encenado no espetáculo de arena.
Os papéis serão representados por: Fernando Tenório (Pai Francisco), Rhedlara Monteverde (Mãe Catirina) e Cleudson Monteverde (Gazumbá). O novo casal substitui Mara Souza e Orlan Bertrand que representaram os personagens no festival de 2023.
A apresentação aconteceu em uma entrevista coletiva, no auditório Vavazinho da Cidade Garantido, em Parintins. Para o presidente do Garantido, Fred Góes, trazer personagens simples do povo, e principalmente o povo da Baixa da Xanda, é o reconhecimento aos povos afro-indígenas no contexto do folclore do Boi Garantido.
“É essa importância que estamos trazendo como segredo do que existe na memória de todos. O que nós estamos fazendo aqui é dá visibilidade a nossa negritude dentro do processo do auto do boi Garantido. Isso é muito importante. Cada vez que a gente faz isso a gente começa identificar que o nosso boi é feito de misturas. Isso é realmente para mostrar que o Garantido é Boi do Povão, um boi que agrega todas as diversidades dentro de sua própria brincadeira”, disse Fred.
Para Lara Monteverde, o momento é de gratidão e preparação para a apresentação nas três noites na arena do Bumbódromo. “O sentimento é de muita gratidão e estou muito feliz por tudo o que está acontecendo. Eu vou dá o melhor na arena e ir com tudo para a gente resgatar esse trigésimo terceiro título” afirmou Lara.
O novo Pai Francisco, Fernando Tenório, que é coreógrafo e dançarino da Companhia de Dança Garantido Show, esse um novo desafio. “É um sentimento de muita emoção, de cumprir o personagem dentro da arena com dignidade e como venho do Garantido Show, represento não só a mim, mas o grupo de onde eu vim e vamos lá que o Garantido vai ser trinta e três vezes campeão esse ano”, pontuou Fernado.
Cleudison Monteverde, por sua vez ressaltou que vai com tudo e já iniciou a preparação para defender o personagem na arena. “A gente sempre está preparado porque a gente é do boi fazendo parte dos grupos de dança e agora com esse novo desafio a gente agarrou e vamos com todo vapor rumo a nossa vitória. O coração está acelerado, mais isso é muito bom”, disse Cleudison.