Manaus reforçou a frota do transporte público, nesta quarta-feira, 3/7, com a entrega de 14 ônibus novos que vão atender 85 mil famílias no conjunto Viver Melhor 2, no bairro Lago Azul.
Com essas iniciativas, Manaus está deixando para trás um passado que não quer mais lembrar com ônibus sucateados, sujos e ultrapassados. A renovação da frota do transporte público faz a população testemunhar uma nova experiência de mobilidade com veículos cada vez mais modernos com ar-condicionado, câmeras inteligentes, entradas USB, além de sustentáveis e, principalmente, que ficam menos “no prego” nas ruas da cidade.
O prefeito David Almeida, explicou que além dos 14 ônibus entregues, mais quatro estão a caminho para atender o conjunto Viver Melhor. “São 18 ônibus, 14 aqui nesse momento, mais 4 que estão na balsa para fazer o desembaraço e serem entregues nos próximos dias. Assim, a gente vai ampliando a oferta de ônibus novos, modelos 2025, ônibus Euro 6, que parecem uma nave. A maioria desses ônibus vai servir aqui na zona Norte, aqui no Viver Melhor, onde nós estamos cada vez mais avançando com o transporte coletivo. A nossa intenção é que, ainda no mês de julho, nós possamos entregar, também no início do mês de agosto, o Terminal 7 que vai integrar esse sistema aqui dessa área da cidade de Manaus”, anunciou o prefeito.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, afirmou que a renovação da frota de ônibus atende uma das principais bandeiras da gestão do prefeito David Almeida. O prefeito David investiu bastante, foi feito muito esforço, inclusive com o subsídio do transporte, para que a população tenha esse benefício, com transporte de qualidade, com ônibus novos, com ônibus com ar-condicionado, a melhor geração de ônibus que tem no Brasil, está sendo comprada para Manaus, para que essas comunidades mais distantes, que sempre tiveram dificuldade com o transporte, tenham um transporte de qualidade. É esse o compromisso do prefeito David que o IMMU tem levado adiante”, assegurou Martins.
Tecnologia e sustentabilidade
Tecnologia aliada à sustentabilidade tem sido a marca dos veículos já entregues na atual gestão. Um exemplo é a aquisição de veículos com tecnologia BlueTec, é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz, que promove um pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite reduzir as emissões de poluentes.