O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta nesta quarta-feira (03/07), um alerta para a a baixa umidade do ar nos municípios de Apuí e Novo Aripuanã.
A estimativa é de que a umidade relativa do ar nos municípios esteja variando entre 30% e 20%, índice considerado perigoso para a saúde humana.
Entre as principais orientações, para reduzir os danos, estão a ingestão de líquido – água, suco de frutas, água de coco – no dobro da quantidade consumida normalmente, e a prática de exercícios físicos realizados preferencialmente ao ar livre, antes das 10h e depois das 16h. Deve-se também evitar a exposição ao sol neste horário.
Nas refeições, a população deve substituir comidas gordurosas ou de difícil digestão por pratos leves como saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne.
Os banhos quentes também devem ser evitados e sempre que possível devem ser usados cremes hidratantes para o corpo e manteiga de cacau para evitar rachadura nos lábios.
A recomendação aos portadores de doenças crônicas, como asma, bronquite ou alergias respiratórias e apresentar agravamento do quadro neste período, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento. O ar seco também pode agravar problemas como dermatites, psoríase e até hipertensão.
A atenção com as crianças e os idosos, deve ser redobrada, pois estes apresentam maiores chances de desidratação.
Seguindo essas dicas a população estará se protegendo e evitando problemas com a saúde.