Brazil – Manaus Bosque da Ciência sedia o I Save The Snakes Brazil – Manaus

Criado em 2020, o projeto Suaçuboia atua na desmistificação e na valorização da beleza das cobras por meio de fotografias, vídeos e outras ações de divulgação científica sobre as serpentes amazônicas. Banner: Igor Yuri Fernandes / Projeto Suaçuboia
Compartilhe

Na próxima terça-feira, 16 de julho, no Dia Mundial da Serpente, o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) sedia o I Save The Snakes Brazil – Manaus (tradução livre I Salve as Cobras Brasil- Manaus).

O evento gratuito acontece das 8h às 17h e tem como objetivo mostrar a importância da conservação, do conhecimento sobre as cobras da Amazônia e de seus mitos e lendas que engrandecem a cultura local.

 

A programação conta com a palestra “Serpentes na Cultura Humana” que será ministrada às 15h no Auditório da Ciência, no Bosque. Os participantes terão certificação, e as inscrições serão realizadas no local da palestra. A atividade inclui os temas ecologia e acidentes ofídicos, além de curiosidades sobre esses animais.

 

Na Ilha da Tanimbuca, um dos atrativos do Bosque, serão montadas exposições com animais da coleção didática e uma área para interação com as crianças utilizando pintura e jogos didáticos na temática das cobras.

 

A iniciativa destaca a importância desses incríveis répteis, em especial no Amazonas, onde possui uma vasta diversidade de espécies. As cobras são fundamentais para o equilíbrio ecológico, ajudando no equilíbrio populacional de outras espécies de animais, além do veneno de algumas espécies ser utilizado como base para produção de muitos tipos de medicamentos e cosméticos pela indústria farmacêutica.

 

Para o fundador e Diretor Científico do Projeto Suaçuboia, Igor Yuri Fernandes “O Save The Snakes Brazil – edição Manaus traz consigo o encanto que temos pelas cobras, esses seres fantásticos e que fascinam as pessoas por sua beleza e pelos contos e histórias envoltos entre elas e nós. Este evento é uma oportunidade de mudar percepções e apresentar diferentes temas sobre as cobras. Acho que será o primeiro de muitos que ainda virão e esperamos inspirar outras regiões do país a fazer eventos como este.”

 

O I Save The Snakes Brazil – Manaus no Bosque da Ciência é promovido pelo Projeto Suaçuboia em parceria com o Inpa, o Museu da Amazônia (Musa) e a organização internacional Save The Snakes da Califórnia, Estados Unidos.

 

 

Sobre o Projeto Suaçuboia 

 

Criado em 2020, o projeto Suaçuboia foi idealizado e dirigido pelo doutorando em Ecologia do Inpa, o biólogo Igor Yuri Fernandes. A iniciativa atua na desmistificação e na valorização da beleza das cobras por meio de fotografias, vídeos e outras ações de divulgação científica sobre as serpentes amazônicas, utilizando linguagem simples e acessível ao público geral.

Em 2023, um dos estudos mais repercutidos do projeto foi a publicação da primeira vocalização de uma cobra na América do Sul, disponível na Acta Amazonica, revista científica multidisciplinar do Inpa. Veja aqui o vídeo.

 

Neste ano, o Projeto Suaçuboia já participou de diversas ações em prol da conservação e divulgação científica sobre a importância das cobras e mais recentemente foi incorporado como projeto estandarte sobre serpentes junto ao Instituto de Biodiversidade e Conservação da Amazônia – IBCAM sediado em Presidente Figueiredo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais