Amazonas Green Jazz Festival celebra cultura afro-americana com shows nacionais e internacionais

Festival tem início neste domingo (21/07) e vai contar com 10 shows de artistas brasileiros e internacionais. FOTO: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Compartilhe

Neste domingo (21/07), às 19h, acontece o espetáculo de abertura do Amazonas Green Jazz Festival 2024, que vai homenagear a rica cultura afro-americana.

O evento contará com 10 shows com artistas nacionais e internacionais, até o dia 28 julho, no palco do centenário Teatro Amazonas, localizado no centro histórico de Manaus. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro ou no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

 

Com a temática “África em Nós”, o line-up promoverá apresentações emblemáticas com ritmos que vão desde a salsa, rhythm and blues (R&B), passando pelo latin jazz, blues e fusion.

 

Rui Carvalho, diretor artístico do festival e regente titular do grupo anfitrião do evento, a Amazonas Band, convida o público para conhecer mais sobre a temática.

 

“Serão noites incríveis, onde vamos navegar e tomar conhecimento da influência afro-americana em nossa identidade. Adquiram seus ingressos com antecedência para não ficar de fora”, destaca Carvalho.

 

 

Shows no Teatro Amazonas

 

Na noite de abertura, domingo (21/07), às 19h, o grupo anfitrião Amazonas Band convida o pianista porto-riquenho Edsel Gomez para um show especial. Na música desde os cinco anos, Gomez ganhou reconhecimento por sua colaboração com figuras icônicas do jazz latino, como Eddie Palmieri e Brian Lynch, além de ter seu álbum “Cubist Music” indicado ao Grammy Award, em 2007.

 

Em seguida, às 20h30, quem sobe ao palco é o baixista Michael Pipoquinha e Grupo. Natural do município cearense Limoeiro do Norte, Michael é considerado um prodígio do contrabaixo e começou a ganhar destaque nacional com pouca idade. O artista já viajou para vários países, compartilhando seu talento em grandes orquestras e ao lado de referências do jazz contemporâneo.

 

Na segunda-feira (22/07), às 20h, ocorrerá a apresentação gratuita do Airmen of Note Big Band, principal grupo de jazz da Força Aérea dos EUA. Criado em 1950, o grupo coleciona apresentações inesquecíveis ao lado de grandes celebridades, como Dizzy Gillespie, Joe Williams, Sarah Vaughan e Doc Severinsen, e sua excelência musical conquista ouvintes em todo o mundo. Nesta edição do festival, a participação deles celebrará os 200 anos de relações diplomáticas Brasil-EUA.

 

Na quarta (24/07), às 20h, o violinista, compositor e multi-instrumentista Alessandro Penezzi, junto à Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), apresenta um show inédito. Penezzi é reconhecido por sua versatilidade musical e seus concertos já passaram por vários países como EUA, Rússia, Japão, Gabão, Angola, Itália e muitos outros.

 

Já na quinta-feira (25/07), às 20h, a Amazonas Band convida Jovino Santos Neto. Multi-instrumentista, arranjador e compositor carioca, Jovino lecionou por 26 anos na faculdade americana Cornish College of the Arts e ganhou três indicações ao Grammy Latino. No palco do Teatro Amazonas, o artista fará a estreia da música “A Onça e o Pajé”, obra em que faz uma rica fusão de ritmos brasileiros e jazz.

 

 

Na sexta (26/07), às 20h, Bill Evans & The Vans Band fazem a primeira apresentação na Amazônia. Uma das maiores estrelas do jazz internacional, Evans é um saxofonista que integrou o grupo Miles Davis, na década de 80. Após uma carreira solo de sucesso com 17 álbuns e duas nomeações ao Grammy Awards, o artista segue inovando e marcando a história do jazz.

 

No sábado (27/07), às 20h, quem inicia a noite é o pianista capixaba Hercules Gomes, considerado um dos mais representativos do Brasil por seu versátil repertório. Já se apresentou em festivais de todo o mundo e ao lado de grandes nomes como Nailor Proveta, Banda Mantiqueira, Letieres Leite e Wilson das Neves.

 

Em seguida, às 21h30, a cantora amazonense Márcia Siqueira se apresenta junto ao seu quarteto. Com 34 anos de trajetória, desponta como uma das vozes mais marcantes da Região Norte e coleciona prêmios como o Grão de Música (2017). Além de ter compartilhado seu talento em vários festivais e países, Márcia se consagrou por quase dez anos como backing vocal do Boi Garantido, no Festival Folclórico de Parintins, e por participações em gravação de CDs de artistas regionais como David Assayag, Tadeu Garcia, Vermelho e Branco, Raízes Caboclas e muitos outros.

 

O encerramento do festival será realizado no domingo, 28 de julho, às 20h, quando a Amazonas Band fará um show inédito, ao lado do saxofonista americano Bill Evans.

 

Além dos shows no Teatro Amazonas, o festival oferece várias palestras gratuitas, com direito a certificado de horas complementares. As inscrições são realizadas no Sympla: www.sympla.com.br/produtor/amgreenjazzfestival.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais