Mais de 150 casais participam de casamento coletivo no Largo de São Sebastião no Centro de Manaus

Solenidade foi realizada no Largo de São Sebastião e celebrou a união civil de casais LGBTQIA+, PCDs, indígenas, idosos e de outros grupos socialmente vulneráveis. Foto: Chico Batata/TJAM
Compartilhe

Tendo o Teatro Amazonas como cenário e o Largo de São Sebastião como o ambiente de celebração, 164 casais celebraram sua união civil na noite da última sexta-feira (19/07) em Manaus, participando de um casamento coletivo organizado pelo Poder Judiciário Estadual e órgãos parceiros em benefício de grupos socialmente vulneráveis.

O casamento coletivo “Cidadania para todos” foi idealizado e conduzido pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) em benefício de casais que abrangem os grupos: LGBTQIA+, PCDs, indígenas, idosos, pessoas com enfermidades e outros grupos socialmente vulneráveis.

Para o público-alvo, conforme os organizadores do evento, a celebração foi uma das maiores já realizadas no Amazonas.

Com a iniciativa, os 164 casais tiveram os custos inerentes aos trâmites burocráticos cartoriais totalmente arcados pela organização do evento.

 

De acordo com o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, o evento foi organizado para contribuir, de forma concreta, com a cidadania dos grupos socialmente vulneráveis. “O Poder Judiciário, por meio da Corregedoria-Geral de Justiça, atua de forma a minimizar as dificuldades que estes grupos vulneráveis vivenciam e uma das oportunidade que temos de facilitar o acesso destas pessoas à cidadania, é patrocinando ações como o registro de nascimento, a regularização fundiária e por que não um casamento? Afinal, o amor é a maior expressão sentimental entre
as pessoas. Assim sendo, a Corregedoria-Geral de Justiça, sensível à causa, oportunizou a este público vulnerável, esta festa, pois entendemos que é de suma importância o Poder Judiciário se aproximar das necessidades da população”, afirmou o corregedor-geral.

 

Tendo a união civil concretizada com a celebração realizada no último sábado (19/07), o casal Marcelly Munduruku e Neto Calderaro – ambos do município de Rio Preto da Eva – comemoraram a oportunidade de formalizar o casamento civil. “Nos conhecemos em Rio Preto da Eva, onde trabalhamos, e estamos juntos há um ano. Marcelly trabalhou organizando os casais indígenas para este evento e pensamos: por quê não, também, fazemos parte deste evento? Tomamos, então, a decisão e estamos celebrando pois a partir de agora somos ‘marido e mulher”, destacou Neto Calderaro, complementado por Marcelly, que revelou sua felicidade por ver concretizada a união civil de ambos.

 

Visibilidade social

O casamento coletivo foi um das providências da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas por meio de seu “Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Proteção a Pessoas Socialmente Vulneráveis”, que foi instituído em dezembro de 2023 pelo Provimento n.º 450/CGJ-AM e por meio do qual o Poder Judiciário do Estado do Amazonas, dentre várias ações, vem desenvolvendo ações sociais suficientes ao reconhecimento de direitos e garantia de cidadania a grupos vulneráveis com a isenção de despesas, quando comprovadamente hipossuficientes.

A realização do “Casamento Coletivo – Cidadania para Todos” soma-se a outras realizações já empreendias pelo “Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Proteção a Pessoas Socialmente Vulneráveis”, dentre as quais uma solenidade similar realizada em dezembro de 2023, em Manuas, na qual 23 casais LGBTQIA+ foram beneficiados e outra, realizada em abril de 2024 no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros da capital), na qual 26 casais indígenas, de 13 etnias foram beneficiados.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais