Fome decorrente da seca ameaça 11 milhões de pessoas no sul da África

Peixes secos e restos de brinquedos coletados de represa que secou na África do Sul Mike Hutchings / Reuters - 14.11.2019
Compartilhe

A fome causada pela seca sem precedentes no sul da África ameaça a vida de cerca de 11 milhões de pessoas, como alertou a Cruz Vermelha.
“A seca deste ano não tem precedentes e está causando escassez de alimentos em uma escala que nunca antes tínhamos visto aqui”, advertiu o diretor para a África Austral da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), Michael Charles.
“Estamos vendo pessoas passando dois ou três dias sem comida, rebanhos inteiros de gado exterminados pela seca e pequenos agricultores que não têm como ganhar dinheiro”, acrescentou.
Zâmbia e Zimbábue sofrem mais
Segundo a Cruz Vermelha, a Zâmbia e o Zimbábue são os países onde a fome aumentou mais em comparação com o ano passado, com 2,3 milhões e 3,6 milhões de pessoas que já sofrem de escassez aguda de alimentos, respectivamente.
Botsuana, Lesoto e Namíbia também declararam uma emergência de seca, e em Essuatíni (ex-Suazilândia) 24% da população rural sofre com falta de comida.
“A situação vai piorar por causa da falta de chuva ou de chuvas tardias na região”, diz a nota, que também estima que a colheita deste ano será reduzida em 30%.

Cataratas de Vitória também sofrem com a seca

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Mike Hyrching / Reuters – 5.12.2019

Seca acaba com tudo
“Pessoas como eu viviam de cabras e gado pequeno que tínhamos em casa. Mas agora tudo está morto por causa da seca. Eu não tenho mais nada”, disse Hiriua Maharukua, um agricultor idoso no noroeste da Namíbia, à IFRC.
Ele também ressalta que em áreas como a dele, mal há água suficiente para beber e que a água escura dos lagos os expõe a doenças como a cólera.
“Tentamos sobreviver à seca. No passado, sobrevivemos com os nossos pomares durante os períodos secos. Costumávamos trabalhar nas nossas colheitas. Mas agora nada disso sobrevive”, lamentou.
Para aliviar a situação, a Cruz Vermelha está apelando ao aumento da ajuda humanitária para chegar a até oito países do sul da África.
R$ 32 milhões para conter crise
A organização especula que são necessários cerca de 7 milhões de euros (R$  32 milhões) para conter a crise entre as comunidades mais afetadas em um período de 14 meses.
“Como um coletivo humanitário, precisamos tomar medidas imediatas para responder aos milhões (de pessoas) que enfrentam a fome iminente. O que é ainda mais importante é a nossa responsabilidade de reforçar a resiliência das comunidades e a sua capacidade de adaptação aos desafios de hoje. Caso contrário, nunca acabaremos com a fome na região”, enfatizou Charles no texto.
Após a estação seca, a África Austral vem atravessando uma grave seca no início da atual estação chuvosa, que normalmente acontece de outubro a abril.
Nessa região, de acordo com dados do Instituto de Mudança Global (GCI) da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, as temperaturas cresceram mais de duas vezes mais rápido que o ritmo do aquecimento global.
Caso se mantenham os níveis de emissões poluentes atuais, acredita-se que a temperatura na região aumentará 5 ou 6 graus até o final deste século, uma média acima do risco para o restante do planeta.
Fonte: R7

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais