Companhias aéreas de Hong Kong cancelam voos e amargam perdas em meio a protestos

Aeronaves da companhias aéreas Cathay e Hong Kong Dragon no Aeroporto Internacional de Hong Kong.| Foto: Paul Yeung/Bloomberg"
Compartilhe

As companhias aéreas de Hong Kong enfrentam a perspectiva de mais cortes de empregos e até falências por causa da continuidade dos protestos contra Pequim, que freiam a chegada de turistas à cidade, aumentando a pressão sobre um setor que já enfrenta ventos contrários no mundo inteiro. Seis meses de manifestações anti-Pequim fizeram com que o tráfego de passageiros caísse em Hong Kong, produzindo uma cascata de avisos de lucro, cancelamentos de voos e cortes de custos nas companhias aéreas.
As consequências se intensificaram nesta semana, com a líder de mercado Cathay Pacific Airways relatando a quarta queda mensal direta no tráfego de passageiros; também em apuros, a Hong Kong Airlines teve sete aviões apreendidos pela Autoridade Aeroportuária depois que a transportadora atrasou pagamentos e as coisas podem piorar.
Confiscar aeronaves é frequentemente um prelúdio para o colapso operacional, de acordo com Paul Yong, analista do DBS Group Holdings. Enquanto isso, Cathay pode ter que cortar até mil empregos, pois a agitação violenta impede a chegada de visitantes de todo o mundo, de acordo com a empresa de consultoria de aviação Endau Analytics.
A crise em Hong Kong (centro mais movimentado da Ásia para o tráfego internacional) é outro vento forte para uma indústria aérea global cujos lucros já foram atingidos pela desaceleração do crescimento econômico e das guerras comerciais. Embora a Cathay e suas unidades (Cathay Dragon e Hong Kong Express) reduzam voos para lidar com a queda nos passageiros, uma continuidade de agitações pode exigir respostas mais drásticas. “Eles terão que tomar medidas de precaução, e uma delas seria abrir mão de pessoal”, disse Shukor Yusof, fundador da Endau Analytics, “não há uma resolução clara para o que está acontecendo lá”.
Prejuízos acumulados
As visitas decrescentes a Hong Kong, com chegadas que caíram 44% em outubro (a maior redução em mais de 15 anos) tiveram um efeito em cadeia. Uma associação local alertou que as perdas de empregos nos varejistas podem alcançar recordes. O turismo em queda também atingiu hotéis e a Disneyland. Apesar do cenário geral de perdas, o mercado de aviação se destaca porque Hong Kong continua sendo o destino de viagem mais popular do mundo para visitantes internacionais, apesar das tensões, de acordo com a Euromonitor International.
No mês passado, a Cathay alertou que seus resultados do segundo semestre serão significativamente menores na comparação com o primeiro e que a situação em Hong Kong foi incrivelmente desafiadora. Andrew Lee, analista da Jefferies Hong Kong, escreveu recentemente que a empresa pode relatar uma perda equivalente a US$ 124 milhões no segundo semestre por causa da fraca demanda de viagens. A Hong Kong Airlines, que afirmou que suas operações permanecem normais mesmo após a apreensão das aeronaves, foi empurrada para uma situação limite este mês, quando reguladores ameaçaram revogar sua licença se a companhia não levantasse mais dinheiro.
Procurado para comentar possíveis cortes de empregos, um representante da Cathay se referiu a declarações anteriores sobre a empresa de congelamento de contratações. Já a Hong Kong Airlines disse que não comenta rumores de mercado e que a empresa está opera em condições de normalidade.
Não há perspectiva de resolução para os protestos que dominam a rotina local desde junho, com reflexos na economia da cidade e prejuízos para negócios como o das aéreas. O Departamento de Aviação Civil de Hong Kong disse que as chegadas de passageiros ao aeroporto caíram 17% em relação ao ano anterior, para 2,49 milhões em novembro – quarto registro consecutivo no movimento mensal.
A maior preocupação para Cathay é que a queda mais acentuada é de tráfego do continente, principal fonte de visitantes da cidade. A empresa gera quase metade de sua receita com operações entre Hong Kong e China. A companhia teve ainda que lidar com uma reação no início dos protestos, depois que alguns colaboradores participaram de manifestações, provocando repreensão de Pequim e boicotes de funcionários de empresas estatais. A aérea também recebeu críticas dos manifestantes, que a acusaram de se submeter ao governo chinês, depois de alertar os funcionários sobre o envolvimento em comícios. Como consequência, o CEO renunciou.
A situação é ainda pior na Hong Kong Airlines, uma vez que já estava enfrentando uma crise de liquidez antes mesmo dos protestos, informou o CAPA Center for Aviation em um relatório recente.
Outras companhias aéreas que voam para a cidade também cortaram capacidade e serviços à medida que a demanda enfraquecia. China Eastern Airlines, Virgin Australia Holdings e PT Garuda Indonesia estão entre os que suspenderam voos para a cidade.
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais