Em menos de quatro meses, Manaus registrou 95 casos de Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com um total de 12 mortes pela doença, segundo a prefeitura. Por isso a cidade deve receber, nos próximos dias, uma campanha de alerta e prevenção.
Manaus registrou nove casos e três óbitos causados pelo vírus da Influenza B, desde o dia 27 de outubro de 2019.
“Estamos vigilantes e já com nossas estratégias montadas para evitar um surto. Faremos uma grande campanha para alertar sobre os sintomas e cuidados necessários. Nossas Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para atender a população”, destacou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, caso necessário, Manaus estuda solicitar ao Ministério da Saúde a antecipação da Campanha Anual de Vacinação contra a Gripe na capital.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Sala de Situação de Vigilância, já traçou estratégias de controle, reforçando as orientações junto aos profissionais de saúde para o melhor acompanhamento e manejo das pessoas que apresentam os sintomas da Síndrome Gripal e que podem evoluir para a SRAG.
Em reunião na Sala de Situação, foi definida a organização de um novo treinamento direcionado aos profissionais que realizam atendimento nas unidades de saúde para atualização de informações sobre o panorama da Síndrome Gripal e da SRAG, assim como a elaboração de uma Nota Técnica para orientação a todos os servidores sobre os protocolos de atendimento, além da definição de reuniões quinzenais da Sala de Situação.
Conheça nossos serviços
– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa
Clima
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira, os casos de SRAG ocorrem durante todo o ano em Manaus, mas há um aumento nas notificações com o início do período do inverno amazônico, quando há maior umidade e chuvas favorecem a transmissibilidade da doença.
Fonte: G1