Neste domingo pela manhã , os órgãos de saúde do Amazonas divulgaram que já são no Estado 26 casos confirmados de Covid-19. Destes, apenas um caso foi confirmado no interior do Estado, em Parintins. Os casos que estavam em investigação em outros municípios do interior foram descartados.
Um dos casos positivos está em UTI no hospital Delphina Aziz mas segundo a Diretora Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Pinto, ele está estável. É um caso procedente de Parintins e foi trazido a Manaus em UTI Móvel. Os demais 25 casos confirmados estão em casa em isolamento e sendo monitorados.
O Governo ressaltou a medida anunciada no sábado. O Hospital Delphina Aziz será fechado para demais pacientes de urgência. A partir de segunda ele vai concentrar todos os casos de Corona Vírus no Estado.
482 ventiladores para UTIs
A “Transmissão local” estágio em que se encontra o Amazonas faz com que todos sejam potenciais portadores e transmissores do vírus. Por isso os órgãos de saúde ressaltam: todos devem se resguardar, especialmente os paciente que estejam com sintomas de gripe não devem circular. Somente pacientes com febre alta, tosse e falta de ar é que devem procurar as unidades médicas.
O secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias, também disse no anuncio deste domingo que hoje o Amazonas tem 482 ventiladores mecânicos para os casos mais graves que precisem de intubação nas UTIs. Mais 150 unidades completas de UTI estão sendo providenciadas para dar suporte ao atendimentos nos momentos de maior necessidade futura, segundo o Secretário Tobias.
Compartilhe