Todos os passageiros que desembarcarem em Manaus pelo aeroporto Eduardo Gomes estarão obrigatoriamente em quarentena. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (25/03) e faz parte de um pacote de ações complementares para o controle epidemiológico e contenção do novo coronavírus (Covid-19) no estado. Esses passageiros serão monitorados por meio de um aplicativo, e a aquisição de 30 mil kits de testes rápidos para a doença.
Equipes do Governo do Estado desenvolveram um aplicativo de celular que fará o monitoramento do estado de saúde dos usuários por um período de 14 dias. A solução tecnológica foi criada a partir de uma parceria com a iniciativa privada e estará disponível a partir desta quinta-feira (26/03).
Conheça nossos serviços
– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa
O governador Wilson Lima anunciou hoje, durante a mesma coletiva online ,que os agentes da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), terão poder de polícia, para fortalecer o controle epidemiológico. A determinação consta em decreto estadual assinado nesta quarta-feira. “Hoje apenas a vigilância sanitária tem esse poder, mas a partir do momento que a gente, vigilância epidemiológica, vigilância laboratorial, vigilância ambiental, passar a ter esse poder de polícia, com certeza vamos estar à disposição da população de uma maneira mais eficiente e realizando ações de vigilância que são importantes nesse momento do surto”, destacou Rosemary Pinto.
Durante a entrevista, Wilson Lima também afirmou que o Governo do Amazonas fez a aquisição de 30 mil kits de testes rápidos para o novo coronavírus, garantindo maior capacidade de testagem dos casos suspeitos. “Quanto mais rápido a gente identificar essas pessoas que foram contaminadas, maior a nossa capacidade de controle e também de evitar que essas pessoas possam transmitir esse vírus para parentes, amigos e a comunidade, afirmou.
Ainda na coletiva, o governador comentou o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito em rede nacional na noite de terça-feira (24/03), e reafirmou que o Governo do Amazonas não voltará atrás em nenhuma decisão tomada até o momento para conter o avanço do novo coronavírus no estado.
*Assessoria