Subiu para 111 o número de pessoas no Amazonas, infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Nas últimas 24 horas, foram identificados 30 casos novos da doença. A atualização dos dados sobre o novo coronavírus, no Amazonas, foi feita, neste sábado, 28, pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, e pelo secretário executivo adjunto de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo.
105 casos são em Manaus e 6 são no interior do Amazonas, segundo Rosemary, permanecendo a situação estável quanto a número de casos confirmados no interior. Portanto, em Parintins (2) casos, sendo que 1 foi a óbito, Manacapuru (2) casos, Boca do Acre (1) e Santo Antônio do Içá (1).
Internados positivos para Covid-19: 12 pessoas, 10 dessas pessoas estão na rede particular de assistência e 3 desses estão em UTI, 2 pacientes estão no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Abdel Aziz, ambos em UTI. 5 desses casos em UTI são pacientes em estado agravante, necessitando de suporte a vida.
Casos em investigação são 121. Rosemary comenta que é importante esclarecer que esses 121 casos em investigação são amostras coletadas de pessoas que atendem a definição de caso. Lembrando que além da circulação de Covid-19, temos uma epidemia de várias outras doenças respiratórias, que estão levando a casos graves, chamada se síndrome respiratória, e que levam as pessoas a internação, necessidade de serem hospitalizadas e alguns de irem para UTI.
Ela citou um exemplo de uma paciente em estado grave, que está na UTI , mas por vírus da H1N1. E disso tudo, pode-se afirmar que no Amazonas já estamos em transmissão comunitária, saímos da fase de transmissão local, onde era possível saber quem estava transmitindo o vírus para quem, hoje não é mais possível.
E o alerta continua, Rosemery pede para que as pessoas continuem em suas casas, para continuar evitando a circulação de pessoas e aglomeração, para que de tal modo possam diminuir os riscos de contágio do vírus Covid-19.
Compartilhe