Em Live no inicio da tarde, o secretário do Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias explicou a declaração que teria dado ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta na noite de quinta-feira sobre um possível colapso do sistema até domingo. Segundo Tobias ” o colapso pode acontecer , vai depender do aumento do número de casos. Se as pessoas não ficarem em casa, não teremos condições de quebrar a cadeia do vírus”. O Amazonas tem 260 casos diagnosticados do novo coronavírus (Covid-19). 31 novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas. E 7 pessoas tiveram as mortes confirmadas pelo novo coronavirus.
Hoje, 174 casos então em isolamento domiciliar, e pacientes recuperados somam no total de 40 pessoas.600 pessoas estão aguardando o resultado de exames. Pacientes internados são 39 no total, 25 na rede privada, 14 no hospital Delphina Aziz. Em UTI, são 17 pacientes, dos quais 14 em rede privada e 5 no Delphina.
A média de necessidade de UTI, nos casos aqui do Amazonas é de 7,8 % dos casos. A média mundial é de 5% dos pacientes precisarem de UTI, alertou a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto. Ela fez um apelo aos amazonense que cooperem para mudar este prognóstico que fez o próprio Ministério da Saúde em relação ao Amazonas. “Queremos fazer uma corrente salvadora de vidas. Queremos que você converse com suas famílias, vizinho , amigos da igreja para evitar que hajam saídas desnecessárias. Vamos evitar este colapso anunciado pelo Ministério. Faça sua parte” enfatizou.
O secretário Rodrigo Tobias disse durante a live desta sexta-feira que a vinda de um avião com 10 UTIs do Governo federal foi cancelada. E que, segundo ele, a nova previsão é do envio de 15 respiradores pelo Ministério. Tobias também confirmou que hoje são 69 respiradores no hospital Delphina Aziz e que o Estado comprou e espera para o próximo dia 15 a chegada de mais 50 respiradores.
Compartilhe