O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) iniciou, nas primeiras horas desta quarta-feira (17), a interdição da Avenida Constantino Nery, no trecho entre as ruas João Valério e Pará, sentido bairro/Centro, para possibilitar o avanço das obras do novo sistema viário da área, que irá interligar os bairros Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul e São Geraldo, zona oeste.
A interdição estava prevista desde o lançamento dos serviços e se iniciou pelo fechamento do acesso à Rua Pará. Na semana passada, o acesso para a João Valério já havia sido interrompido. Durante esta manhã, o Consórcio Manaus, empresa responsável pela obra, irá isolar o canteiro de obras com a instalação de tapumes. Além da área sinalizada, agentes de trânsito estão no local orientando os condutores sobre as opções de desvio. No transporte coletivo, o usuário deve ficar atento às alterações anunciadas.
Em uma semana de obras, o consórcio começou as demarcações dos pontos de interferência das redes de gás e de águas no trecho da entrada do bairro São Jorge, na zona oeste. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Kelton Aguiar, nos próximos dias se iniciam as escavações da obra para a implantação de 1,4 mil estacas de sustentação do equipamento.
As obras na Avenida Constantino Nery tiveram início no último dia 8 e, desde lá, as intervenções no trânsito foram feitas gradualmente. Para minimizar os impactos para os motoristas, a prefeitura liberou as Faixas Azuis da Avenida Mário Ypiranga para todos os veículos, enquanto durarem as obras. Vale destacar que as faixas da Constantino Nery e Torquato Tapajós também seguem liberadas por conta da recuperação da passarela localizada em frente ao Clube Municipal.
Desvios
Segundo o diretor do Operações e Fiscalização do Manaustrans, Stanley Ventilari, a partir de agora, conforme avanço nas obras das passagens subterrâneas, se faz necessário o desvio no trânsito para quem trafega pela Constantino Nery, sentido bairro/Centro, a partir da entrada do São Jorge, com acesso pela Arthur Bernardes.
Transporte
Para melhoria do trânsito, todas a linhas de transporte coletivo irão parar no lado direito da Avenida Constantino Nery, tanto no sentido Centro/bairro, como no sentido bairro/Centro, na região entre a Avenida Senador Álvaro Maia e Rua Pará. Com isso, a plataforma do Olímpico também será desativada.
Com a interdição do trecho, os usuários das linhas 123, 401, 402, 452 e 456 devem ficar atentos às alterações em seus trajetos. Os veículos dessas linhas deixarão de dobrar na Rua João Valério, passando a seguir direto pela Avenida Djalma Batista até a Avenida Senador Álvaro Maia, fazendo o retorno próximo ao Centro de Convivência da Família, subindo novamente pela Álvaro Maia até a Constantino Nery e seguindo itinerário normal até o Terminal 1 (T1) ou centro da cidade. As linhas 118 e 122 também terão itinerário alterado.
Serão desativadas temporariamente as paradas de ônibus:
– Escola Estadual Sólon de Lucena (bairro/Centro)
– Parada próxima ao Millennium Shopping (bairro/Centro)
– Abrigo próximo à Igreja de São Geraldo (Centro/bairro)
– Plataforma São Jorge, em frente à Igreja da Graça de Deus (Dois Sentidos)
Novas opções de paradas de ônibus na Constantino Nery:
– Próximo à Plataforma do Millennium Shopping (bairro/Centro)
– Próximo à maternidade Unimed (Centro/bairro)
*Assessoria