Tipo sanguíneo de 70% dos amazonenses está com estoque crítico no Hemoam

Foto: Divulgação/Hemoam
Compartilhe

Os tipos sanguíneos ‘O positivo’ e ‘O negativo’ são os mais requisitados pelas instituições hospitalares do estado. A preocupação é grande porque, pelo menos duas vezes na semana, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) faz a distribuição de bolsas de sangue para vinte e sete unidades hospitalares de Manaus, públicas e privadas. Sendo que a quantidade de bolsas O+ está 71% abaixo do considerado aceitável.

A média segura para o estoque atuar é de 300 bolsas de sangue só para este tipo sanguíneo e atualmente, o estoque está em 86 unidades, quantidade suficiente para durar um único dia. O “O negativo” também está numa situação delicada, o estoque está em 25% do necessário.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Por isso, o Hemoam, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Susam), convoca doadores destes dois tipos sanguíneos para comparecerem ao hemocentro a fim de garantir o provimento de sangue para todo o estado.

Como doar sangue

Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede do Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul da capital. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, no bairro São José, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h45.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais