Amazônia perde um estado de SP em florestas e 350 km2 de áreas com água, aponta estudo

Compartilhe

O projeto Mapbiomas , uma parceria de mais de 20 instituições entre  universidades, institutos nacionais, ONGs e o Google mapeou por meio de imagens de satélites todas as matas brasileiras. As imagens foram captadas desde  1985 pelos satélites internacionais Landsat.
A plataforma foi desenvolvida com base na tecnologia do Google Earth Engine, que permite o processamento das imagens de satélite na nuvem de forma distribuída. Além da Amazônia, o estudo contempla os biomas terrestres Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica e três áreas transversais – agricultura, pastagens e zona costeira.
Até 2017, houve duas grandes altas de desmatamento segundo o estudo: entre 1994 e 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, e entre 2004 e 2005, no Governo Lula.
Na Amazônia, os impactos são relevantes tanto em desmatamento quanto em recursos hídricos.   Nestes 32 anos de estudos, os satélites apontam para uma perda de 18% do total de florestas só na região Norte brasileira.
Na parte hídrica, a situação também é negativa e preocupante. O estudo mostra uma redução da superfície na Amazônia em 350 km2 de áreas que eram cobertas por ambientes aquáticos por ano.
O resultado da análise foi publicado na revista científica “Water” sobre a situação dos recursos hídricos nas Américas. Intervenções humanas de grande porte como a construção de hidrelétricas e o desmatamento são apontadas como as grandes causas da diminuição de água na região.
As áreas mais afetadas com essa perda de superfície são as regiões de várzeas e lagoas que se formam entre a cheia e seca na Amazônia. Entidades como WWF-Brasil estão divulgando as informações do estudo e promovendo debates para alternativas de controle das perdas ambientais na Região.

*Assessoria e Redação

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais