Artista Rui Machado estreia exposição no Museu Amazônico

Compartilhe

O Museu Amazônico no centro de Manaus vai receber a partir do dia 9 de maio a exposição sobre a trajetória de Rui Machado, artista plástico e poeta Manauense. A programação é gratuita.

Com curadoria da equipe do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com Rui Machado, a exposição “Rui Machado: uma trajetória de cores” apresenta a trajetória do artista através de recortes significativos de sua vida, que integram memórias individuais e coletivas.

A mostra traz ao público objetos pessoais como prêmios, medalhas, capas de CDs e calendários assinados por Rui, além de pinturas icônicas de vários momentos de sua carreira. Parte do acervo arqueológico e etnográfico indígena doado ao Museu Amazônico e bibliográfico, doado à Biblioteca Setorial do Museu também compõem a exposição.

Segundo Dysson Teles, diretor do Museu “a melhor e modesta forma de homenagear a trajetória deste caboclo amazônico é a que o Museu presta neste momento. A exposição “Rui Machado: uma trajetória de cores” sintetiza visualmente as etapas de produção pelas quais passou o artista, sua evolução e sua importância para a consagração da cultura amazônica”.

O pré-lançamento da exposição acontece no dia 08 de maio, às 19h no Museu Amazônico (Rua Ramos Ferreira, nº 1036, Centro) e contará com a presença de convidados e representantes de instituições acadêmicas e culturais do Estado, além do reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Puga.

Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.

Possui, até agora, 24 prêmios e homenagens. Na seara musical, possui mais de 50 composições. Parte desses prêmios poderá ser vista na exposição, assim como algumas de suas obras etnográficas e arqueológicas doadas para o Museu Amazônico.

No decorrer da exposição, acontecerão encontros e vivências com Rui Machado, como parte da programação educativa do Museu. A atividade tem como intuito aproximar o artista do público, dentre eles alunos da rede pública de ensino e universitários, a partir de um bate-papo sobre a exposição e assuntos correlatos dentro do espaço expositivo.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais