MP-AM investiga demora na fila de exames de ultrassonografia

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O Ministério Público do Amazonas está investigando, por meio de Inquérito Civil, as causas da demora para a realização de exame de ultrassonografia com doppler venoso na rede pública de saúde e a indisponibilidade do exame de angiotomografia TC de tórax. O IC foi instaurado hoje, 6 de maio de 2019, por meio da Portaria nº 29.2019, e é decorrente do Procedimento Preparatório n° 040.2018.000791, que apurava a denúncia de suposta demora para a marcação desses exames na rede estadual de saúde, registrada na Notícia de Fato n° 040.2018.000791.

Segundo informações obtidas junto ao SISREG pela Promotora de Justiça Silvana Nobre, titular da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, existem 8.665 pessoas aguardando autorização para o exame de ultrassonografia com doppler venoso, cuja realização vem demorando quase dois anos. A investigação constatou, ainda, que o exame de angiotomografia TC de tórax, que integra a tabela de serviços cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sequer vem sendo oferecido pelo sistema de marcação online de exames e consultas.

O fim do prazo para instrução da Notícia de Fato n° 040.2018.000791 e da necessidade de utilização de meios mais eficazes de investigação, levaram à instauração do IC, cujo objeto é apurar as causas e circunstâncias que permeiam a formação de demanda reprimida para o exame de Ultrassonografia com Doppler venoso, bem como a ausência de disponibilidade para o exame de Angio TC na rede de saúde pública estadual.

Com informações da assessoria

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais