Vacinação para imunizar idosos contra a Covid-19 em Manaus, inicia nesta sexta-feira

Foto: Valdo Leão / SEMCOM
Compartilhe

A vacinação para imunizar idosos contra a Covid-19 em Manaus, se inicia nesta sexta-feira (29/01), começando pelo grupo com mais de 80 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em live nesta quinta-feira (28), definiu para a campanha que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação aderindo da modalidade ‘drive-thru’, com a finalidade de evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos.

“É muito importante que as pessoas desse público-alvo observem com atenção as orientações, para evitar que se dirijam aos locais de vacinação sem estar elencadas nos grupos de cada dia. Temos vacina para a totalidade dos idosos acima de 75 anos e a imunização vai ocorrer de modo ágil e seguro, conforme orientação do prefeito David Almeida”, explica a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

 

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

 

Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

 

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

Conforme essa programação, os idosos contemplados no público-alvo poderão buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, ou seja, nesta sexta-feira será a vez dos nascidos em janeiro e fevereiro (29/01); os nascidos entre março e abril, no sábado (30/01); entre maio e junho, no domingo (31/1); os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira (1/2); os nascidos entre setembro e outubro, na terça (2/2); e os nascidos entre novembro e dezembro, na quarta-feira (3/2).

 

Locais

PÁTIO DO DETRAN – Zona Norte

UNIP – Zona Centro Sul

SESC – Zona Oeste

SESI Clube do Trabalhador –  Zona Leste

Shopping Phelipe Daou – Zonas Norte e Leste

 

Cadastro

Para se assegurar e obter sucesso na organização e na vacinação, a Semsa irá abrir o agendamento on-line dos idosos, por meio do Sistema Municipal de Vacinação (SMV Covid-19), criado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação, que está sendo ajustada para este objetivo. Porém, esse procedimento não é obrigatório, ou seja, os idosos que não tiverem sido pré-cadastrados serão vacinados normalmente. Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.

 

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira (1º/2). O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais