O documentário “Nanquim com Açaí”, que estreou on-line neste fim de semana mostra como a pandemia do novo coronavírus afetou a produção de quadrinhos no Estado do Amazonas. A produção é de Sâmela Hidalgo e Evaldo Vasconcelos, por meio de uma parceria entre os coletivos “Ajuri” e “Norte Em Quadrinhos”.
O filme faz parte da “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, projeto que foi contemplado por meio do Programa Cultura Criativa 2020/Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Amazonas, com o apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e do Fundo Nacional da Cultura.
No mês de janeiro estava previsto a realização do evento “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”, mas devido ao aumento de casos de Covid-19, a 3° edição foi adiada. Para não deixar de celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado no ultimo sábado, o documentário foi lançado no Youtube do evento (http://bit.ly/semanadoquadrinho).
O documentário contém uma série de entrevistas com quadrinistas do Amazonas, que contam como driblaram a crise para continuar produzindo suas obras.
Entre os entrevistados estão o ilustrador e quadrinista parintinense Levi Gama; Emerson Medina, que é jornalista e produtor audiovisual; Ademar Vieira, também jornalista e roteirista; Luiz Andrade, escritor, produtor e cartunista; Rayanne Cardoso, ilustradora e criadora do coletivo “MáTinta”; Daniela Soares, artista visual e ilustradora; e Rafaela Pimentel, roteirista, dançarina e acadêmica de artes visuais.
Além de narrar os efeitos da pandemia no mercado, “Nanquim com Açaí” também traz obras lançadas pelos cartunistas amazonenses e as expectativas deles para 2021.
Você pode saber mais sobre o evento no Instagram (@semanadoquadrinho.mao) e Facebook (https://www.facebook.com/semanadoquadrinho.mao).