A enchente deste ano em Nova Olinda do Norte, a 135 quilômetros de Manaus, já ultrapassa a cota da última cheia registrada em 2014. Com as constantes chuvas na região, o nível do Rio Madeira chegou a cota de 18,74 cm considerado estado de alerta no município, segundo a Defesa Civil.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Nova Olinda (CONDEC) vem realizando monitoramento diário, especialmente na zona rural que é a primeira a ser afetada . “Em vistoria feita pela COMDEC na orla do município bem como o s bairros da cidade, verificou-se a real ameaça da enchente deste ano afeta não só as ruas do centro da cidade, mais casas de civis que residem a margens de leitos de igarapés, terrenos acidentados, e terrenos no centro da cidade de baixo nível, ainda existem aquelas construções próximas a vegetações espessas de igarapés que cortam a cidade, aumentando o risco de contato com predadores de agua doce e animal peçonhentos, além de estarem expostos a doenças virais”, destacou Edinho Figueiredo, Gerente de Defesa Civil Nova Olinda do Norte.
Com a possível enchente no município, os bairros Santa Ana, Nossa Senhora de Fátima, Bairro da UEA, Marcos Araújo, Nova Floresta, Palhal, Orla da Cidade e Santo Antônio Cavalcante, estão em estado de alerta quanto ao avanço gradual das águas do Rio Madeira.
*Com informações de Jackson Salvaterra