Na última quarta-feira (18), o Flamengo goleou o Olimpia por 5 a 1 e carimbou a classificação para as semifinais da Copa Libertadores. Nela, o Rubro-Negro já tem o adversário definido: o Barcelona de Guayaquil. A equipe equatoriana derrotou o Fluminense nos critérios de desempate, 3 a 3 no agregado. Curiosamente, Renato Gaúcho já enfrentou o time na mesma fase do mata-mata continental, quando ainda era técnico do Grêmio.
Na ocasião, Grêmio e Barcelona de Guayaquil se enfrentaram pelas semifinais da Libertadores 2017. Apesar da série conter enorme ansiedade, o Tricolor Gaúcho de Renato não deu chance ao azar e praticamente definiu a classificação no jogo de ida. Isso porque, no Equador, a equipe do Rio Grande do Sul despachou os equatorianos por 3 a 0, com dois gol de Luan. Os ‘Toreros’ até buscaram a vitória na volta, por 1 a 0, mas não foi o suficiente.
CONFIRA OS DOIS CONFRONTOS ENTRE RENATO GAÚCHO E BARCELONA DE GUAYAQUIL:
Barcelona (EQU) 0 x 3 Grêmio – 25/10/2017 (Monumental de Guayaquil)
Grêmio 0 x 1 Barcelona (EQU) – 01/11/2017 (Arena do Grêmio)
Apesar do reencontro, o momento das duas equipes são totalmente diferentes. Isso porque, ao contrário de 2017, o Barcelona de Guayaquil possui um estilo de jogo muito mais ofensivo e vai decidir a vaga na final contra o Flamengo em casa. No entanto, o Rubro-Negro também está acima daquele Grêmio de 2017, visto que vem de seguidas goleadas no agregado no mata-mata da Libertadores: 5 a 1 (Defensa y Justicia) e 9 a 2 (Olimpia).
Assim, Renato Gaúcho tentará repetir o resultado de 2017 e carimbar a classificação para a final da Copa Libertadores. O primeiro jogo entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil será no dia 21 ou 22 de setembro. Por ter feito melhor campanha, como mencionado, os equatorianos decidem a vaga em casa. Dessa forma, o duelo de ida terá mando do Mengão, que ainda não definiu a praça.
Fonte: Coluna do Fla