Cinco drogarias clandestinas foram interditadas na terça (26/10)e na quarta-feira (27/10) na cidade de Manaus, em uma ação da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF/AM).
Nos estabelecimentos, foram constatados medicamentos sem garantia de origem e com condições inadequadas de acondicionamento e manuseio. Além disso, foi observado que haviam irregularidades , como a venda de medicamentos antimicrobianos sem receituário, aplicação de injeções sem a presença de um farmacêutico e em área inapropriada.
Durante a terça-feira, a equipe visitou drogarias nos bairros da Paz, São Jorge, zona Oeste, e no Mauazinho, zona Sul, interditando três estabelecimentos. Já na quarta-feira, foram interditados dois estabelecimentos, nos bairros Colônia Terra Nova e Cidade de Deus, na zona Norte.
A multa é de até 100 UFMs (Unidades Fiscais do Município) para a falta de licenciamento sanitário, o que equivale a R$ 114,61, porém esse valor pode aumentar no decorrer do processo, devido às demais infrações registradas.
A população manauara pode denunciar essas e outras irregularidades sanitárias por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, entrando em contato pelo número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].