Para obter um bom desempenho no Enem, é preciso ter disciplina para manter uma boa rotina de estudos. Mas existem outros fatores que ajudam o candidato a estar fisicamente e emocionalmente equilibrado na hora das provas.
Primeiro, é preciso entender que exagerar na rotina de estudos pode atrapalhar mais do que ajudar. Principalmente, quando o candidato sacrifica o tempo em que deveria estar dormindo. O professor de psicologia Marcelo Santos afirma que é preciso, no mínimo, oito horas de sono diárias para que a mente possa manter um bom desempenho.
A mente também funciona melhor quando a alimentação do candidato é equilibrada e nutritiva. Isso significa evitar açúcares e gorduras em excesso, além de refeições muito pesadas. O professor Marcelo também recomenda a prática de exercícios físicos como uma aliada na preparação para o Enem.
Na hora de estudar, é preciso manter o próprio ritmo e fazer pausas periódicas para descansar. O professor de Letras Wellington Pedro da Silva sugere que o candidato estabeleça pequenas recompensas para se manter motivado na medida em que os estudos avançam.
O estudante João Vitor Grigoletto precisa de um bom desempenho no Enem para conquistar uma vaga para Medicina ou Direito. Para isso, além de estudar bastante, ele reconhece a importância de manter uma rotina de bons hábitos, principalmente nessa reta final para o exame.
Agência Brasil*