O Brasil é o 2º país no mundo com mais assinantes de plataformas de streaming. Segundo pesquisa realizada pelo Cupom Valido, a partir de dados coletados dos sites Statista e JustWatch, 18 milhões de pessoas consomem pelo menos uma dos serviços de séries, filmes, documentários e novelas on-line.
No ranking geral, os Estados Unidos lideram com 67 milhões de assinantes. O Brasil está em segundo, seguido por Reino Unido e Alemanha. Alexandre S. Kieling, professor e pesquisador da Universidade Católica de Brasília (UCB), ressalta, ainda, que o número de assinantes de streaming ultrapassou o de TV por assinatura. Ao Metrópoles ele explicou um pouco da transição histórica da televisão para o digital.
Cinema
“O Brasil sempre teve grandes audiências na TV aberta. Conforme surgiram novas tecnologias, boa parte migrou para novas opções por conta das condições de recepção. O novo modelo permite uma flexibilidade maior para a audiência. Com o streaming, o consumidor pode assistir o conteúdo que quiser, onde quiser e na hora que quiser”, destrincha.
Brasileiro curte drama
Outra estatística revelada pelo infográfico é sobre o tipo de série preferido dos brasileiros. Os dados mostram que drama é o gênero preferido no Brasil, com quase 50% dos usuários consumindo esse tipo de série como primeira opção. Na sequência estão ação/aventura, comédia e animação.
Segundo Alexandre, a explicação também vem do consumo televisivo do brasileiro.
“O brasileiro sempre consumiu teledramaturgia e ela foi passando por novas formas de estruturas narrativas. Uma novela também é um produto serializado. O leque de novas séries permitiu algumas complexidades e fechamentos dramáticos diferentes, com mais de um sistema narrativo acontecendo ao mesmo tempo, fator que satisfaz o consumidor”, pontua.
Um exemplo é a coreana Round 6, que virou um dos maiores fenômenos da Netflix. Mas o gosto por drama também pode ser observado em produções brasileiras do streaming, como Manhãs de Setembro, do Amazon Prime Video, que retrata a vida de uma transsexual que descobre ter um filho.
A pesquisa também traz informações sobre as plataformas de streaming mais utilizadas no Brasil. A Netflix lidera e tem a concorrente Amazon Prime Video logo atrás. Depois aparece a novata Disney+, seguida por Globoplay, HBO Max, Telecine Play e Claro Vídeos.
Metrópoles*