Secas recorrentes afetam a capacidade de recuperação da Floresta Amazônica, alerta estudo

Imagem: NASA/JPL-Caltech.
Compartilhe

Pesquisadores brasileiros e portugueses detectaram que secas severas têm afetado a capacidade de recuperação da Floresta Amazônica nas últimas duas décadas. Segundo o estudo, trechos de floresta impactados pela estiagem têm levado de 12 meses a três anos para recobrar seu ritmo de crescimento habitual.

O trabalho se concentrou na análise da chamada produtividade primária, que é a quantidade de matéria orgânica produzida pela vegetação, um parâmetro comumente utilizado para avaliar a capacidade de regeneração de um ecossistema. Em situações de seca, a absorção de gás carbônico pelas plantas para a produção de oxigênio tende a ser mais lenta.

De acordo como o estudo, os impactos foram particularmente graves nas secas de 2005, 2010 e 2015, tidas como as piores do século e um alerta de que eventos como esses estão se tornando mais frequentes, agora com cinco anos de diferença.

Os resultados da pesquisa mostraram que a absorção de carbono durante o período de recuperação de uma seca foi 13% menor quando comparada a níveis anteriores à estiagem ou a trechos de floresta que não sofreram impacto.

“A gente nota que em 2005, 2010 e 2015 houve um aumento do déficit de resiliência da floresta”, explica o biólogo Fausto Machado-Silva, pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) e principal autor do estudo.

“Quanto mais intensa e ampla foi a seca, maior foi a dívida para a floresta se recuperar”, afirma o cientista. “O nosso trabalho mostra que o déficit de resiliência pode aumentar por dois cenários: por uma intensidade maior de seca, como foi 2010, em que a queda foi maior, ou pelo alongamento do processo de recuperação, como foi em 2015”.

De acordo com Machado-Silva, os resultados são preocupantes, sobretudo, pelas sinalizações das principais referências em climatologia global. “Os cenários do IPCC [Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas] mostram que teremos aumento da temperatura na Amazônia cerca de três a quatro vezes o aquecimento médio do planeta”, alerta.

Um quadro, segundo ele, ainda mais crítico se levarmos em consideração o aumento crescente do desmatamento na região, problema que influencia na alteração dos níveis de precipitação e na capacidade de retenção de carbono. “O atual cenário vai causando interferência no ciclo hidrológico. Mais porções de terras desmatadas significam menos água que volta para a atmosfera”, observa.

Seca no Rio Negro em 2015. Foto: Defesa Civil do Amazonas.

Amazônia como sumidouro de carbono em risco

Ao comentar sobre as contribuições do artigo publicado, o climatologista Jose Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), afirmou à Mongabay que, enquanto estudos anteriores demostraram que durante as secas houve queda na produtividade florestal, o novo levantamento indica a tendência de redução desse parâmetro nos anos pós-seca, “questionando o fato de que as florestas são resilientes.”

Para o climatologista, as florestas “talvez tenham sido [resilientes] no século 20, mas no século 21 as secas mudaram esta figura e os bosques apresentam baixa resiliência num cenário de secas mais intensas e frequentes, num planeta cada vez mais quente”.

Em “cenário hipotético, mas não descartado”, diante de condições ambientais desfavoráveis, Marengo alerta que “a floresta pode colapsar, afetando o clima regional e global”. Considerando os riscos associados à perda de resiliência da maior floresta tropical do mundo, Marengo conclui: “Temos que zerar o desmatamento, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, limitar o agronegócio em terras amazônicas e proteger a floresta que vale mais em pé do que cortada.”

Luiz Aragão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), afirmou à Mongabay que, além de trazer novas nuances, como os cenários de perda de produtividade pós-secas, o artigo recém-publicado contribui para reforçar algumas mensagens já divulgadas na literatura especializada sobre o tema. “Nós corremos grande risco de a Floresta Amazônica perder a capacidade de contribuição como sumidouro de carbono”.

Considerando o papel central da Amazônia no equilíbrio climático regional e global, ele destaca que os resultados da publicação são importantes para a gestão ambiental brasileira. “A remoção de vegetação nativa não se justifica. A floresta atua como reguladora do clima e sustenta áreas produtivas que são importantes para a economia nacional”, afirma.

Fonte: Mongabay

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais