Propostas pedagógicas para 2022 são apresentadas para profissionais dos 61 municípios do interior do Estado

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM
Compartilhe

O encontro busca apresentar as propostas pedagógicas e curriculares do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar

As 61 Coordenadorias Regionais de Educação, localizadas no interior do estado, receberam, na quinta-feira (20/01), por meio de transmissão ao vivo, o I Encontro Informativo das Escolas Estaduais. A atividade apresentou as propostas pedagógicas e curriculares do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar, com orientação para os multiplicadores sobre o processo de socialização das informações para as equipes técnico-pedagógicas e professores da rede estadual de ensino do Amazonas.

O encontro foi voltado para gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico. E transmitido para todo o estado via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio, a ideia é apresentar uma nova proposta curricular do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar.

“Nosso intuito é alinhar os conteúdos dos estudantes do Ensino Fundamental com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação e o Referencial Curricular Amazonense (RCA), ou seja, nós buscamos trazer o protagonismo a esse aluno do Ensino Fundamental, para que ele seja um indivíduo mais capaz de tomada de decisões; e que ele possa se desenvolver de forma integral e transversal”, explanou Antonaccio.

A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Keylah Dolzanes, explica que este encontro é voltado para o diálogo com as equipes pedagógicas dos municípios do interior do Amazonas. “Ontem, nós conversamos com a equipe escolar da capital e, hoje, é a vez do interior conhecer e debater sobre esta matriz pedagógica, que vai nortear o ano letivo em 2022, e vai servir como base para o planejamento do que deve ser aplicado na sala de aula”, pontuou.

Para a coordenadora regional de educação de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), Neliany Castro de Menezes, o evento sanou dúvidas e pontuou situações importantes.

“Foi um encontro muito proveitoso, principalmente por pontuar algumas situações que tínhamos dúvidas de como procederíamos, pois, como se trata de algo novo, é normal que surjam algumas incertezas. Outro ponto é a atenção voltada ao ‘Avançar’, pois é necessário que nós nos apropriemos do bojo do programa para que possamos explicar a toda comunidade escolar como é o processo dessa modalidade”, finalizou a coordenadora.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais