Com criação, desenho e animação de Rodrigo Garcia, “Gelo, a fúria de Tupã” é um curta metragem de animação em 2D com duração de três minutos e meio.
O filme retrata um dia na vida de um homem solitário que acorda no centro de uma Manaus coberta de neve. Sem entender o que está́ acontecendo, Isaac (nome dado a personagem central) parte em busca de respostas até o momento em que se depara com uma anciã indígena e seu pequeno quatipuru (um esquilo amazônico).
Em um cenário expressivamente pós-apocalíptico e surreal, o filme mostra alguns lugares ícones da cidade de Manaus como a ponte sobre o Rio Negro e o Teatro Amazonas, mas ao mesmo tempo, procura causar um efeito de estranhamento universal, onde todos poderão repensar a relação do ser humano com a natureza.
No curta metragem “GELO – A Fúria de Tupã̃”, o fantástico e o imaginário amazônico estão misturados em uma linguagem interpretada do ponto de vista experimental e da percepção sensorial do autor, que é deficiente auditivo.
Essa “percepção” pode causar estranheza com relação a narrativa, que deve ser entendida de um outro movimento de linguagem que é característico da comunicação dos surdos.
Em respeito às diferenças e sobre o próprio autor, a obra mostra uma temática audiovisual do ponto de vista de uma pessoa surda, além de enfatizar que é possível, sim produzir arte com acessibilidade para todos.
Rodrigo Garcia, o autor da história, é surdo, ilustrador e quadrinha e mora em Maués, interior do estado. Por conta da sua deficiência auditiva congênita, a forma natural de construir narrativas para suas obras (sejam em quadrinhos ou em audiovisual) é através de ações concretas das personagens, sem diálogos, tendo como foco principal que a narrativa universal pode ser entendida por pessoas Surdas e ouvintes, mediante qual seja a linguagem usada para se comunicar.
“Gelo – A fúria de Tupã” foi totalmente produzido em Maués, montagem e finalização em Manaus com apoio da Mosca Vollante, sendo um projeto contemplado no Edital Público No 07/2020 – Programa Cultura Criativa 2020 / Lei Aldir Blanc – Competição Para Concessão do Prêmio Encontro das Artes Para Projetos Artísticos, Culturais e de Economia Criativa e Solidária no Interior do Estado do Amazonas.
O filme está disponível no link: https://youtu.be/l85nBzGffMA