Funcionários da Policlínica Codajás do setor do ambulatório de diversidade sexual, realizaram, na terça-feira (01º/02), uma panfletagem e diálogo com pacientes que aguardavam atendimento na unidade.
O objetivo do momento foi conscientizar a sociedade sobre a importância do Dia da Visibilidade Trans, que foi comemorado no dia 29 de janeiro. O dia foi criado com a finalidade de fazer um alerta para os altos números de casos de violência e preconceito contra a população transsexual.
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, ressaltou que o diálogo com os pacientes que frequentam a unidade sobre a importância do respeito às pessoas trans, contribui para uma sociedade mais humanitária.
“Temos nosso ambulatório, com nosso programa Transsexualizador, que hoje atende um público de 400 trans. Eles e elas recebem amor e atendimento de saúde. Além disso, precisamos informar a população sobre o direito que eles têm e também pedir mais respeito ao público trans, tornando assim nosso SUS mais humanizado”, destacou o diretor.
No panfleto, criado pelos servidores do ambulatório, pacientes tiveram acesso a informações sobre os serviços oferecidos e documentos necessários para participar do programa Transsexualizador e aprenderam a importância de respeitar o nome social.
Os novos investimentos irão proporcionar melhorias no setor de saúde que atende o público Trans., que foi aprovado pela Comissão de Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB) no mês de janeiro deste ano.
Atendimentos – São oferecidos no ambulatório, informações para tramitação do nome social, atendimento psicológico, ginecológico, endocrinologia e fonoaudiólogo, também é realizado o manejo hormonal e acompanhamento da mudança de voz.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).