Casos de dengue no Amazonas têm redução de 46%

Aedes aegypti Foto - Laurence Sanders/ Flickr
Compartilhe

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) aponta que o número de diagnósticos de dengue teve uma redução em 46% em 2022, quando comparados com os meses de outubro e janeiro de 2021 e 2020.

Causada pelo mosquito Aedes aegypti, a doença totalizou 482 casos em janeiro deste ano. Enquanto em 2021, o número foi de 1.719 diagnósticos. A motivação para o aumento neste período são as chuvas mais recorrentes no estado.

De acordo com a FVS-AM, o município de Tapauá teve o maior índice de registros, apresentando 113 diagnósticos, seguido por Manaus, com 104, e Tefé, com 56.

“Estamos em constante monitoramento das ações que estão sendo realizadas de combate à dengue pelas secretarias municipais de saúde. Principalmente no interior do estado, destinamos equipes para dar suporte às estratégias, como controle vetorial por meio do uso de inseticidas e ação de agentes de saúde”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Segundo Elder Figueira, chefe do Departamento de Vigilância Ambiental, o período de chuvas exige mais atenção:

“O período de chuvas representa um alerta, e a forma mais eficaz de evitar o contágio e a proliferação de dengue é a prevenção e evitar o acúmulo de água em recipientes que favoreçam a criação de criadouros de mosquito”, acrescenta Elder.

Medidas preventivas – Não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, e outros recipientes, somando com manter tonéis d’água tampados, calhas limpas, garrafas e recipientes virados para baixo, pratos de vasos de planta com areia e limpos semanalmente, ralos limpos, com aplicação de telas, além de manter lonas para material de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais