O empresário e advogado Saul Benchimol, fundador das empresas Bemol e Fogás morreu no domingo 13/02 por causas enda não divulgadas. Benchimol tinha 87 anos.
Manauense filho de Isaac Benchimol, imigrante judeu que veio do Marrocos, no século XIX, Saul nasceu em 14 de agosto de 1934. Estudou nas escolas Barão do Rio Branco ,Grupo Escolar Saldanha Marinho e Colégio Estadual.Era Bacharel de Direito pela Universidade Federal do Amazonas com mestrado na Universidade New Mexico, logo em seguida realizou o curso de pós-graduação na Universidade de Yale em Economia Internacional.
Filho Saul Benchimol era o sétimo de oito filhos e, juntamente com os irmãos Samuel e Israel, são os fundadores das empresas Bemol e Fogás.
Políticos, autoridades e personalidades do Amazonas, lamentaram a morte do empresário. “Muito triste com mais esta perda. Ele foi meu professor nos anos 60, nos tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Tive dele ainda na Faculdade um gesto de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido. E desde lá em vários outros momentos ficou ao meu lado, mesmo quando discordava das minhas atitudes, mas vinha em meu socorro sugerindo saídas. Agora, não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo. Saudades do meu amigo, mestre e conselheiro Saul Benchimol. Meus sentimentos à família”, afirmou o deputado Serafim Corrêa.