Nesta terça (15/02), a exposição “De outros Carnavais” entrou em cartaz no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, zona sul da capital.
A mostra traz fantasias históricas do Carnaval amazonense que pertencem ao acervo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os vestidos de porta-bandeiras usados pela artista Ednelza Sahdo e a exposição tem a curadoria do artista plástico Turenko Beça.
Além disso, a boneca Kamélia também está na exposição que fica aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro no Piso Castanheiras (em frente a loja da Ramsons).
As peças da exposição pertencem a uma das personagens mais emblemáticas do Carnaval: as porta-bandeiras. Elas carregam o símbolo máximo da escola em vestidos que chegam a pesar 40 quilos de acabamento luxuoso.
Ednelza Sahdo
Com mais de 50 anos de carreira, é atriz, cantora, diretora e professora de teatro, conhecedora do carnaval amazonense, foi porta-bandeira da Escola de Samba Aparecida por 26 anos.
“Ednelza Sahdo marca de modo indelével seu nome na história como uma das que mais contribuíram para beleza e a evolução do carnaval amazonense”, disse o curador da exposição.
A riqueza da exposição
Por fim, para Turenko, o visitante da exposição vai poder se teletransportar para desfiles memoráveis em décadas do Carnaval amazonense:
“São indumentárias ricas e bem trabalhadas, que vestiram os encantos da Porta-bandeira-Atriz: Dama Francesa, Criação, Estrela, Rainha das Bolhas de Sabão, entre tantas personas que esta artista incorporou na Avenida do samba”, afirma.