Médica afirma que consumo de álcool durante gravidez traz riscos para bebê

Ingestão de álcool durante a gravidez pode trazer riscos à saúde do bebê, segundo médica.
Ingestão de álcool durante a gravidez pode trazer riscos à saúde do bebê, segundo médica. Foto: Divulgação.
Compartilhe

“Se você bebe, o seu bebê também bebe”. Essa frase faz parte do tema da campanha da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), que tem por objetivo alertar mulheres grávidas dos riscos que a ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez pode trazer para o feto. A entidade busca prevenir o consumo de álcool na gestação, para conter o que os especialistas chamam de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).“Esse é o nosso foco de interesse, de ação in advocacy (lobby do bem)”, disse Alessandra Diehl, médica e presidente da Abead.

No dia de hoje (18), em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, a médica acentua os riscos de desenvolvimento da SAF, que ainda é subnotificada no Brasil e subtratada, por não ser identificada durante a gestação. Segundo ela, há falta de informações, principalmente para quem trabalha na rede de atenção primária à saúde e que faz o pré-natal, “que são as enfermeiras, os ginecologistas”, para identificar a mulher que está bebendo.

A Síndrome Alcoólica Fetal tem grande impacto na vida da criança, dos pais e da sociedade como um todo. Não existe bebê seguro durante a gravidez. De acordo com a Abead, qualquer quantidade de álcool ingerido pode trazer sérias complicações que podem incluir: retardo mental, microcefalia, baixo peso ao nascer, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, além de complicações gestacionais.

A Abead defende medidas de prevenção para o uso de álcool por mulheres grávidas devido ao risco de desenvolvimento da SAF. Estudos apontam que entre 12% e 22 % das mulheres gestantes possuem históricos de consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez. Essa ingestão de álcool pode divergir desde de beber ocasionalmente, até mesmo ao consumo excessivo, e até mesmo ao uso crônico durante todos os nove meses da gestação.  Estima-se que cerca de 1,5 mil a 6 mil crianças nasçam com SAF todos os anos no Brasil.

A Abead propõe, entre as medidas preventivas, a adoção de rótulos de advertência sobre o álcool nas embalagens das bebidas, como é visto nas embalagens de cigarro, por exemplo, utilizando-os como instrumento de conscientização sobre os riscos gerados pelo álcool. Também recomenda-se abordagens maiores de políticas públicas para o controle do consumo, com informações voltadas para o público-alvo, e específicas sobre beber na gravidez. A entidade apoia o Projeto de Lei (PL) 4.259/2020, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui o sistema de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal, bem como dispõe sobre a obrigatoriedade de advertência dos riscos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez. “É uma das primeiras iniciativas que começam a colocar a advertência em bebidas alcoólicas, indicando que a mulher não pode beber, como já existe em outros países. Acho que isso pode ajudar”, disse Alessandra.

 

Via Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais