A comunidade ribeirinha da Região da Costa do Catalão terá sua história retratada no documentário “Terras Caídas: Catalão a Travessia”.
O grupo está localizado próximo ao rio Solimões, cerca de 22km do município de Iranduba.
O fenômeno que só ocorre nos rios da Amazônia, principalmente nos de águas brancas, conhecido como “terras caídas”, gera transtorno a diversas comunidades ribeirinhas.
O documentário é da jornalista Deiny Souza e chama atenção para uma área ocupada há mais de um século, que está prestes a desaparecer em virtude do processo de aceleração do fenômeno.
Contexto
Moradores da comunidade relatam os impactos históricos, sociais, culturais e econômicos gerados em virtude do desbarrancamento das terras que ficam nas margens dos rios por meio da erosão fluvial causada pela força das águas.
A diretora do filme mantém um elo afetivo e parental com a história e acompanha a situação da comunidade de agricultores e o aceleramento das terras caídas desde o ano de 2017.
“Perder a terra é doloroso, mas perder a memória é muito pior. Daí a importância de se registrar. […]. O espaço físico da comunidade da Costa do Catalão está desaparecendo, mas a história desse povo não cessa com esse desaparecimento”, afirmou.
Para a jornalista, a produção audiovisual pode sensibilizar e chamar atenção das autoridades e instituições para implementar políticas públicas.
O documentário dá visibilidade não apenas à situação específica dos moradores da Costa do Catalão, mas também a outras da região amazônica que enfrentam a mesma realidade.
Filmagens
Por fim, a obra reúne entrevistas com as famílias de agricultores, pesquisadores e especialistas.
As cenas foram gravadas no Novo Catalão, município de Iranduba, e na comunidade ribeirinha Costa do Catalão. O filme conta também com o apoio dos comunitários.
“Produzir um documentário retratando essa realidade ultrapassa o campo do mero entretenimento e traz à produção cinematográfica a possibilidade de se tornar instrumento que mantém viva a memória de um povo”, finaliza a jornalista.