Rio de Janeiro antecipa 2ª dose da vacina para crianças com comorbidades

Segunda dose da vacina contra a COVID-19 em crianças com comorbidades é antecipada no Ri de Janeiro.
Foto: iStock
Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro irá adiantar a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos que tenham comorbidades ou deficiência. Dessa forma, o intervalo de aplicação da Pfizer pediátrica para esse grupo reduz de oito semanas para 21 dias após a primeira dose. Para quem tomou a CoronaVac, o prazo de 28 dias se mantém.

A recomendação foi dada pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19, mais conhecido como Comitê Científico, que se reuniu ontem (21).

Até agora, já foram vacinadas 343 mil crianças dessa faixa etária na cidade. Ainda faltam 217 mil tomarem a primeira dose.

De acordo com o comitê, o quadro epidemiológico apresentado pela SMS indica a eficiência da cobertura vacinal para combater a pandemia, com a maioria dos casos graves, internações e óbitos registrados este ano sendo de pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto.

O comitê evidenciou que não há estudos sobre a aplicação da dose de reforço em adolescentes e destacou como “oportunidade ímpar” para as crianças a estratégia de vacinação nas escolas.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, a recomendação se mantém. Apesar da melhora no cenário epidemiológico, o comitê entendeu que é necessário esperar a consolidação da queda nos indicadores da epidemia de forma sustentada por mais três semanas para reavaliar a situação.

Por fim, o comitê recomendou que o passaporte vacinal passe a exigir a dose de reforço da população acima de 40 anos, a partir do dia 15 de março. A próxima reunião do comitê foi marcada para o dia 14 de março.

 

Via Agência Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais