Nesta quarta (23/02), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Manaus completa 16 anos de atendimento à população.
Nesse período, o serviço recebeu cerca de 6 milhões de chamadas e realizou 1,1 milhão de atendimentos efetivados.
“O Samu é um serviço imprescindível porque possibilita o atendimento o mais rapidamente possível a vítimas em situação de urgência ou emergência, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte”, destaca a titular da Semsa, Shádia Fraxe.
Porém, nem todas as chamadas se enquadram no atendimento oferecido:
“Necessário considerar, ainda, que há ocorrências nas quais muitas pessoas ligam ao mesmo tempo para solicitar ambulância para o mesmo caso, há ligações que caem e são feitas novamente, até casos de ligações ‘por engano’”, observa o diretor do Samu, Ruy Abrahim.
Trote
Segundo Ruy Abrahim, embora tenha havido uma redução considerável, em comparação com os anos iniciais de atendimento, o Samu 192 ainda é alvo de trotes.
“Em 16 anos nosso serviço recebeu mais de um milhão e duzentas mil ligações ‘de brincadeira’, os chamados trotes. Isso corresponde a mais de 21% do total de chamadas recebidas. Em 2010, chegamos a atender 208 mil trotes. Esse ano, em menos de dois meses, já foram 4,2 mil ligações dessa natureza”, alerta o diretor.
Frota
Atualmente, o Samu opera com uma frota de 25 Unidades de Suporte Básico (USBs), quatro Unidades de Suporte Avançado (USAs), dez motolâncias, duas lanchas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e duas lanchas básicas,
Assim, atendendo comunidades em até 100 quilômetros no Rio Negro e 100 quilômetros no Rio Amazonas, na área de abrangência do município.
A Semsa tem 11 bases descentralizadas do Samu 192 em locais estratégicos da cidade.