Nesta sábado (05/03), por meio de uma nota, o governo brasileiro Rodolfo Landim para presidência do conselho da produtora de petróleo estatal.
Rodolfo Landim fez carreira na Petrobras antes de criar sua própria petrolífera, a Ouro Preto Óleo e Gás, e vendê-la para investidores em 2020.
Ingressou na Petrobras em 1980 e trabalhou por 26 anos na empresa, chegando à chefia da divisão de gás natural. Em 2003, Landim foi indicado pelo governo como presidente-executivo da subsidiária da rede de postos Petrobras. Ele dirigiu a empresa de combustível até 2006.
Sua confirmação como presidente é esperada, já que o governo controla o conselho com a maioria das ações com direito a voto.
Se confirmado, Landim se juntará à Petrobras com o desafio de equilibrar uma política de preços de combustíveis que agrade tanto aos investidores quanto ao governo antes das eleições presidenciais de outubro.
Eduardo Bacellar Leal Ferreira
No início do dia, o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira disse à Reuters que planejava deixar o cargo de presidente da empresa, por conta da alta carga horária e porque queria passar mais tempo com a família.
Ferreira ficará até o final de seu mandato. Uma assembleia de acionistas para renovar o conselho da empresa está marcada para 13 de abril.
A substituição ocorre quando a Petrobras enfrenta pressão de investidores para aumentar os preços dos combustíveis, já que o petróleo se aproximava de US$ 120 por barril. A empresa controla os preços da gasolina e do diesel no Brasil com mais de 80% da capacidade de refino do país.
Ferreira se recusou a comentar sobre a política de preços de combustíveis da Petrobras.
Fonte: Reuters.