Bolsonaro volta a defender garimpo e mineração em terras indígenas, apoiado em crise humanitária na Ucrânia

Foto: Reprodução
A fala foi direcionada para imprensa no Palácio do Planalto Foto: Reprodução
Compartilhe

Nesta segunda (07/03), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reatou a questão do garimpo e da mineração em terras indígenas, além de criticar as demarcações.

De acordo com Bolsonaro, a invasão da Ucrânia pela Rússia criou uma oportunidade para a exploração de terras demarcadas, visando a produção de fertilizantes.

Projeto de lei

Em entrevista à Rádio Folha, de Roraima, o chefe de Estado citou o projeto de lei 191/2020, que permite a exploração de reservas por um período de dois anos. Sinalizou também que o Congresso votará em caráter de urgência proposta que prorroga o prazo.

“Daqui 2 ou 3 anos podemos dizer não sermos mais dependentes da importação de potássio para o nosso agronegócio”, disse.

O presidente afirmou ainda que a demarcação de terras yanomamis e a Reserva Raposa do Sol deixaram o Brasil dependente da importação de arroz.

“O brasileiro é autofágico, ele se destrói sozinho em nome de uma coisa que o próprio indígena não aceita mais”, declarou. “Uma parte considerável de indígenas quer produzir, quer trabalhar, mas não pode dado a essa legislação que foi imposta de fora para dentro do Brasil”.

Na conversa, o liberal ainda disse que Roraima é um estado tomado “por terras indígenas”. “Muitas áreas voltadas para a proteção ambiental que na verdade sufocaram o estado”, afirmou.

“Temos projeto desde 2020 que permite explorarmos essas terras indígenas. Se eles concordarem, podemos explorar minérios, fazer hidrelétricas, o que o fazendeiro faz na tua terra, o indígena pode fazer do lado”, disse.

Fonte: CartaCapital.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais