Guerra na Ucrânia deve forçar o Brasil a procurar outros frigoríficos; entenda

A sede do frigorífico brasileiro BRF SA é vista em Curitiba, Brasil, 1º de outubro de 2019 - Foto: Rodolfo Buhrer/ Reuters
Compartilhe

A guerra na Ucrânia não tem efeitos apenas em solo europeu. A economia russa é interligada aos mercados mundiais e é parceira comercial de países como o Brasil.

A disparada dos preços dos grãos prejudica os frigoríficos brasileiros, mas as interrupções comerciais enfrentadas pelos produtores de carne ucranianos e russos podem ser uma oportunidade para aumentar a participação do Brasil no comércio global, disseram fontes do setor à Reuters.

Economia

A Rússia e a Ucrânia juntas respondem por cerca de 29% das exportações globais de trigo e 19% das exportações de milho, ambas as quais podem ser usadas como ração para o gado.

Dependendo de como a situação se desenrolar, o conflito também pode levar o Brasil a acessar mercados atendidos por concorrentes. Segundo as fontes, um potencial desenvolvimento é a Europa acabar com a proibição de vários frigoríficos brasileiros imposta em 2018 após um escândalo no setor de alimentos.

“A indústria está preparada para cobrir lacunas e apoiar a segurança alimentar de nações que podem estar com falta de oferta pela provável suspensão ou diminuição das exportações de carne de frango e suína da Rússia e da Ucrânia”, disse Ricardo Santin, presidente do lobby da carne ABPA.

A ABPA, que representa empresas como JBS (JBSS3.SA) e BRF (BRFS3.SA) no Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, disse que Rússia e Ucrânia competem com brasileiros em importantes mercados da Ásia, Oriente Médio e Europa.

Se os exportadores ucranianos pararem de enviar carnes em meio às dificuldades causadas pela guerra, Santin disse que a Europa enfrentará um “grande desafio”.

Segundo a ABPA, existem cerca de 20 usinas brasileiras atualmente suspensas pelos europeus.

As exportações de aves da Ucrânia totalizam cerca de 430.000 toneladas por ano, representando cerca de 10% do que o Brasil comercializou em 2021, disse Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria.

“Se a Europa realmente precisa da carne brasileira, é claro que esses matadouros suspensos… serão revistos rapidamente”, disse Torres.

Fonte: Reuters.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais