O “The World’s Best Hospitals 2022” tem como líder da lista o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), em São Paulo.
O levantamento tem incusos os melhores hospitais públicos do país e é realizado anualmente pela revista estadunidense Newsweek.
O ranking brasileiro é liderado pelos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, ambos particulares e situados na capital, além do hospital privado Moinhos de Vento, de Porto Alegre, capital gaúcha.
O HCFMUSP, que é público, ocupa a oitava posição.
“O HC conseguiu manter o seu nível de excelência, que tanto prezamos, em mais um ano de pandemia, graças aos seus profissionais dedicados e competentes. Receber essa classificação e saber que mais uma vez somos considerados referência entre os hospitais do mundo é muito gratificante”, disse o superintendente do HCFMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira, em nota.
Avaliação
Conforme a Newsweek, o levantamento considera 2.200 hospitais distribuídos em 27 países. Só no Brasil, são 196 unidades avaliadas.
O ranking geral é liderado por três hospitais americanos: o Mayo Clinic, de Minnesta; o Cleveland Clinic, de Ohio; e o Massaschusetts, do estado de Massaschussetts. Ainda na classificação mais abrangente, o Einstein é a melhor unidade brasileira, em 34º lugar, seguido pelo Sírio Libanês, em 105º.
A seleção da Newsweek leva em consideração a capacidade dos hospitais de se adaptarem aos novos desafios e a habilidade de improviso diante dessas situações, em especial em meio à pandemia da Covid-19.
“Muitas instituições médicas enfrentaram esses e outros desafios ao longo da pandemia, mas o que diferencia os principais hospitais do mundo é sua capacidade contínua de oferecer atendimento da mais alta qualidade ao paciente e realizar pesquisas médicas críticas, mesmo quando se concentram no combate ao COVID”, disse a revista em nota.
Fonte: CNN.