Nesta terça-feira (08/03), um barco do Pará foi apreendido pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar no Lago do Limão, em Parintins, por realizar pesca predatória. O dono da embarcação foi preso, mas pagou fiança e vai responder em liberdade.
Mais de 3 toneladas de pescado foram apreendidas na embarcação. A carga foi descarregada no porto do município no início da noite.
Segundo o Tenente Henrique Lima, do Batalhão Ambiental da PM , os pescadores realizavam a prática de arrastão, uma técnica de pesca em que a rede é arrastada ao longo do fundo da água e acaba recolhendo todos os animais que estiverem no caminho.
De acordo com o delegado Adilson Cunha, titular do 3º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os pescadores fechavam a entrada do lago e pegavam peixes de várias espécies. Entre os peixes apreendidos, estão Mapará e Piracatinga, que estão no período de defeso, além de espécies abaixo do tamanho mínimo permitido pela legislação.
De acordo com Azenilson Aquino, coordenador municipal de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Parintins, o pescado apreendido será doado.
A apreensão ocorreu durante desdobramento da operação Horus da Polícia Militar, que está sendo realizada em Parintins.
Fonte: G1 AM