‘Ato pela Terra’: ativistas se reúnem em Brasília contra o ‘Pacote da Destruição’

Imagem: WWF-Brasil
Compartilhe

Nesta quarta (09/03), ativistas se reúnem em um ato na Esplanada dos Ministérios, para denunciar o Pacote da Destruição, que  compromete a qualidade de vida na Amazônia.

O evento terá início às 15h (horário de Brasília).

Segundo a WWF-Brasil, se a série de projetos propostos pelo Governo Federal for aprovada, incentivará um aumento exponencial e duradouro no desmatamento, além de ameaçar a vida de comunidades indígenas e quilombolas.

Segundo o Diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil, Raul Silva Telles do Valle, a hora da sociedade se mobilizar é agora, antes que seja tarde:

“Vários lobbies que há anos tentam derrubar regras de proteção ambiental em seu benefício próprio enxergam o governo Bolsonaro como uma janela de oportunidade que está se fechando, portanto eles estão correndo para aprovar o máximo possível de projetos ainda esse ano, com ajuda de orçamento secreto e tudo”, diz.

“Uma vez que se anistia a grilagem, por exemplo, ninguém segura mais. Há um senso de urgência e responsabilidade com nosso futuro e essa a mensagem que será entregue pela sociedade à classe política, sobretudo ao presidente do Senado Federal, tem o poder de evitar que isso aconteça”, afirma Valle.

Pls

O PL 510/2021, PL da Grilagem, incentiva a ocupação ilegal de terra pública e desmatamento, além de dar permitir que invasores ganhem títulos para as terras.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a pressionar o Legislativo a votar outro projeto que é uma ameaça: o PL da Mineração em Terras Indígenas (PL 191/2020). O texto libera sem entraves a mineração e a construção de hidrelétricas em terras indígenas, mesmo sem o aval dos povos que as ocupam.

Bolsonaro argumenta que a medida é necessária diante da possível falta de fertilizantes em função da guerra entre Rússia e  Ucrânia. No entanto,  pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais comprova que a imensa maioria das jazidas minerais de potássio está fora de territórios indígenas.

Também faz parte do vale-tudo nas Terras Indígenas o PL 490/07, – cujo principal ponto, o Marco Temporal, está em análise no Supremo Tribunal Federal.

No início de fevereiro deste ano, os deputados já aprovaram a toque de caixa o Pacote do Veneno (PL 6.299/02), que prevê a liberação de mais agrotóxicos, inclusive de substâncias já proibidas em outros países. O texto está agora no Senado.

Outra ameaça à saúde e ao meio ambiente é o PL 2.159/21, que torna o licenciamento ambiental uma exceção em vez de regra, uma vez que restringe, enfraquece ou, em alguns casos, até extingue parte importante dos instrumentos de avaliação, prevenção e controle de impactos socioambientais de obras e atividades econômicas no país.

Fonte: WWF-Brasil.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais