Pesquisa revela desinteresse e falta de apoio a projetos de incentivo à leitura

Foto: Reprodução
Em 2022, programa, que tem como objetivo formar seres humanos melhores por meio da leitura e da escrita, atingiu a marca de 2 mil escolas cadastradas nas cinco regiões brasileiras Foto: Reprodução
Compartilhe

A Pontifícia Universidade Católica-Rio e o Itaú Cultural mapearam os projetos de leitura da sociedade civil e de gestões públicas de 382 ações de 24 estados do Brasil.

Em entrevista à CNN Rádio, o gerente do núcleo de audiovisual e literatura do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira, explicou que a ideia original da pesquisa “O Brasil que lê” era de ter dados de 980 iniciativas, porém as constatações foram outras:

“No entanto, apenas 382 terminaram o mapeamento, pedimos para pesquisadores entrarem em contato e descobrimos que não concluíram por causa de desânimo e falta de apoio”, lamentou.

Conclusões

De acordo com ele, “não há estímulo federal, e são poucos os estímulos de municípios e estados, poucas empresas que investem em bibliotecas e não há país que evolua sem leitura.”

39% dos projetos que concluíram o estudo atuam com recursos próprios: “De pessoas, voluntários, do seu próprio bolso, para manter, 32% apenas têm incentivo de instituições privadas e 24% tiveram qualquer retorno de editais, é muito pouco.”

Claudiney demonstrou preocupação com o resultado, porque, segundo ele próprio destacou, a leitura traz “senso crítico da informação”: “A gente identificou que apenas 52% dos consultados haviam lido pelo menos um trecho de um livro de 2019 e isso coloca em xeque o futuro do país.”

A pesquisa tem como foco o leitor: “A gente tem conhecimento de vários projetos que lidam com leitura, como biblioteca comunitária, ONGS que têm biblioteca, pode ser a única atividade cultural de todo um bairro e quase 45% delas são mantidas apenas por voluntários.”

Fonte: CNN.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais