Nesta sexta (11/03), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) atualizou o Boletim Epidemiológico de Covid-19.
O documento confirmou 493 novos casos, totalizando 577.587 diagnósticos. Mais duas mortes foram provocadas pela doença, que já fez 14.139 vítimas no estado.
Nas últimas 24horas, o Amazonas não registrou nova internação pela doença pela primeira vez, desde o dia 13 de março de 2020, quando se confirmou o primeiro caso de Covid-19.
Manaus
Na capital, 42 pacientes seguem internados, sendo 27 em leitos clínicos e 15 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 11 não receberam dose alguma do imunizante, 23 têm esquema vacinal incompleto e oito estão com a vacinação em dia.
Interior
Nas demais cidades do estado, 14 pacientes seguem internados em leitos clínicos.
Fase amarela
O Amazonas retorna à fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus, após identificação de redução de 56% na média diária de casos confirmados e, também, de 42% em leitos hospitalares ocupados por pacientes, além de atingir média móvel de óbitos inferior a dois por dia.
A análise compreende o período de 23 de fevereiro e 8 de março e pode ser conferida em https://bit.ly/34GcGHS.
Medidas preventivas
O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização contra a Covid-19, são as recomendações fundamentais para vencer o novo coronavírus.