A partir desta quarta-feira (16/03), especialistas de 17 países participam, no Recife, da 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol), que visa debater os impactos dos resíduos sólidos nas mudanças climáticas. Primeiro evento sobre o tema realizado no Brasil.
O evento reúne representantes dos setores público e privado, de organismos internacionais, acadêmicos e da sociedade civil.
Entre outros assuntos, eles vão discutir também a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e a Agenda 2030.
A presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima) e uma das idealizadoras do evento, Ana Paula Rodrigues, disse que é preciso avançar na meta de chegar a 2030 com números melhores na perspectiva dos ODS.
Para ela, a situação brasileira em termos de resíduos sólidos é muito crítica. “Por isso, inclusive, essa conferência é tão urgente. Ela demonstra a necessidade dos setores da sociedade se unirem para, de fato, tomar iniciativas, tentar avançar nessa pauta e reverter a situação”.
O encontro irá até sexta-feira (18/03) e ocorrerá de forma híbrida, presencial e online. A programação presencial será no Museu Cais do Sertão, na capital pernambucana, enquanto a agenda online será transmitida pelo canal da Cirsol no Youtube.
Entre os participantes estão integrantes do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar empresas e organizações na adoção de dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção; do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); dos governos de Pernambuco e do Recife e das principais universidades do estado, entre outras instituições.
Logo após a solenidade de abertura, haverá desfile de bonecos gigantes de Olinda (PE) pelas ruas do Recife Antigo. Essas figuras emblemáticas do carnaval pernambucano levarão estandartes que representam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Fonte: Agência Brasil