Prefeitura de Manaus abre inscrições para projeto de ajuda psicológica ‘Acolher’

O "Acolher" nasceu em 2021 para ajudar psicologicamente a lidar com o luto - Foto: Divulgação/ Manaus Previdência
Compartilhe

Em 2021, a Manaus Previdência criou o projeto “Acolher”, por conta do grande número de vítimas causado pela pandemia do novo coronavírus. Atualmente, o município conta com 14.147 óbitos desde seu início em março.

Segundo a psicóloga e coordenadora Stéfani Dias, o objetivo é auxiliar psicologicamente os segurados a enxergarem o luto de uma forma mais sensível, criando um grupo de apoio, que se reúne toda semana remotamente:

“É o momento em que podemos nos encontrar com pessoas que compreendem o que está sendo vivido, porque passaram por algo semelhante. É um lugar de acolhimento, apoio deste sentimento de entender o que é o luto, porque assim conhecemos a nós mesmos””, explica Stéfani.

Participação

Uma novidade para 2022 é a ampliação do público, incluindo os servidores ativos do município, não mais apenas os aposentados e pensionistas. Nesse caso, o público-alvo dos servidores ativos são os viúvos e as viúvas.

A participação é gratuita e voluntária. Os interessados em participar podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência, por meio do telefone (92) 3186-8027, como também pelo e-mail psico.manausprev@gmail.com.

As reuniões do grupo de apoio começam a partir da próxima terça (22/03), acontecendo sempre às terças-feiras, das 9h às 11h, pela plataforma Google Meet, e com pausas apenas nos feriados nacionais e municipais.

Reuniões

O candidato passa por uma triagem com a equipe do projeto e, após o primeiro contato, o grupo de apoio se reúne para compartilhar vivências e emoções relativas ao luto e para o trabalho de psicoeducação, que envolve a discussão de temáticas relativas à viuvez.

Há ainda um momento específico para tratar das orientações de direitos e deveres, recadastramento, documentação e mais.

“Isso quer dizer que vamos conversar com pessoas que passaram por essa experiência de perder seu marido ou mulher, que é um outro tipo de luto. É diferente quando você perde o cônjuge porque temos coisas do cotidiano, coisas muito restritas que aparecem nesse movimento”, ressalta a psicóloga.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais