Em 2021, a Manaus Previdência criou o projeto “Acolher”, por conta do grande número de vítimas causado pela pandemia do novo coronavírus. Atualmente, o município conta com 14.147 óbitos desde seu início em março.
Segundo a psicóloga e coordenadora Stéfani Dias, o objetivo é auxiliar psicologicamente os segurados a enxergarem o luto de uma forma mais sensível, criando um grupo de apoio, que se reúne toda semana remotamente:
“É o momento em que podemos nos encontrar com pessoas que compreendem o que está sendo vivido, porque passaram por algo semelhante. É um lugar de acolhimento, apoio deste sentimento de entender o que é o luto, porque assim conhecemos a nós mesmos””, explica Stéfani.
Participação
Uma novidade para 2022 é a ampliação do público, incluindo os servidores ativos do município, não mais apenas os aposentados e pensionistas. Nesse caso, o público-alvo dos servidores ativos são os viúvos e as viúvas.
A participação é gratuita e voluntária. Os interessados em participar podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência, por meio do telefone (92) 3186-8027, como também pelo e-mail psico.manausprev@gmail.
As reuniões do grupo de apoio começam a partir da próxima terça (22/03), acontecendo sempre às terças-feiras, das 9h às 11h, pela plataforma Google Meet, e com pausas apenas nos feriados nacionais e municipais.
Reuniões
O candidato passa por uma triagem com a equipe do projeto e, após o primeiro contato, o grupo de apoio se reúne para compartilhar vivências e emoções relativas ao luto e para o trabalho de psicoeducação, que envolve a discussão de temáticas relativas à viuvez.
Há ainda um momento específico para tratar das orientações de direitos e deveres, recadastramento, documentação e mais.
“Isso quer dizer que vamos conversar com pessoas que passaram por essa experiência de perder seu marido ou mulher, que é um outro tipo de luto. É diferente quando você perde o cônjuge porque temos coisas do cotidiano, coisas muito restritas que aparecem nesse movimento”, ressalta a psicóloga.