Irmãos que ficaram 27 dias em floresta do AM sobreviveram comendo sorva, segundo relatos da família

Foto: Reprodução
Compartilhe

Fruto pequeno, adocicado, redondo, de coloração verde e casca fina. A sorva, alimento da região amazônica, foi o fruto ingerido por Glaucon e Gleison, irmãos de 7 e 9 anos de idade que passaram 27 dias perdidos na floresta, em Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus.

Os irmãos desapareceram no dia 18 de fevereiro, quando foram caçar pássaros na mata e não retornaram.

Após serem encontrados em estado severo de desnutrição e com escoriações, na última terça-feira (15/03), a dupla informou a familiares que não ficou sem se alimentar durante o período em que estava perdida na floresta porque consumiram o fruto.

A agricultora Rosinete da Silva Carvalho, mãe das crianças, contou a conversa que teve com as crianças sobre como elas sobreviveram na floresta:

“Eu perguntei ‘meu filho vocês não comeram nada?’ Ele me disse: ‘a gente comeu sorva, mãe’. Os meninos sempre comiam sorva porque meu filho mais velho pegava quando ia caçar e sempre que via trazia uma saca pra eles. Então eram acostumados com a sorva”

Foto: Reprodução

A nutricionista e autora do livro Frutos Amazônicos, publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fabiana Neves, afirma que a fruta, apesar de saborosa, é difícil de ser encontrada nas feiras.

“Algumas pessoas não gostam de consumir a casca dela pela presença do látex, que quando a gente mastiga passa uma sensação igual a de chiclete, assim como a jabuticaba. Mas ela também tem muitas propriedades e fibras alimentares. Algumas famílias ribeirinhas gostam de consumir essa fruta no café, no lanche e nos intervalos. Não costuma ser uma fruta consumida após o almoço porque tem muita fibra”, explica.

Historicamente, a sorva era um alimento usado por seringueiros que saíam para trabalhar na floresta sem levar nenhum alimento e fazia parte da nutrição diária desses trabalhadores.

Fonte: G1

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais